Marília tem cobertura de imunização contra pólio de apenas 80%
Marília está com uma cobertura de imunização contra a poliomielite de 80,3% o que significa quase 15 pontos percentuais abaixo do considerado ideal, que é de 95%.
Os dados mais atuais são do começo do mês e o órgão responsável pela divulgação dos dados é o Programa Nacional de Imunizações, do Ministério da Saúde.
No momento, trata-se do segundo pior resultado da cidade desde 1995, mas a situação ainda pode melhorar até o fim do ano.
A administração municipal anunciou meses atrás que tinha a meta de alcançar 95% da imunização até o final de agosto – o que ainda está longe de acontecer.
A cobertura mais baixa em Marília desde 1995, segundo o órgão oficial, foi em 2016 – último ano da gestão Vinicius Camarinha (PSB), com 64,5% do público-alvo imunizado.
Desde 2015 em apenas um ano a taxa ficou acima dos 95% recomendados, foi em 2018 com cobertura de 96,63%.
Reportagem da Folha de São Paulo veiculada na última sexta-feira (25) mostra que o Brasil continua em alerta vermelho para o risco de nova circulação do vírus da poliomielite.
Segundo o Ministério da Saúde, cem municípios brasileiros estão com coberturas vacinais abaixo de 50%.
Especialistas ouvidos pela reportagem da Folha indicam que assim como houve um retorno do sarampo, pode acabar acontecendo o mesmo com a poliomielite.
A doença
Poliomielite (paralisia infantil) é uma doença contagiosa aguda causada por vírus que pode infectar crianças e adultos e em casos graves pode acarretar paralisia nos membros inferiores. A vacinação é a única forma de prevenção. Todas as crianças menores de cinco anos devem ser vacinadas.
A doença é contagiosa e aguda, causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas doentes e provocar ou não paralisia. Nos casos graves, em que acontecem as paralisias musculares, os membros inferiores são os mais atingidos.
A doença permanece endêmica em três países: Afeganistão, Nigéria e Paquistão, com registro de 12 casos. Nenhum confirmado nas Américas. Como resultado da intensificação da vacinação, no Brasil não há circulação de poliovírus selvagem (da poliomielite) desde 1990.
Prefeitura
Após questionamento do Marília Notícia a administração municipal informou por meio de nota que “a cobertura de pólio 2018 é 96,56% (Acima da meta)”.
“E pra 2019 a secretaria está trabalhando pra manter a meta acima de 95%”, finaliza o texto.