Guaiçara terá eleições para prefeito neste domingo
Os eleitores de Guaiçara (distante 76 quilômetros de Marília) votam neste domingo (27) para eleger o novo prefeito da cidade.
A eleição suplementar se tornou necessária devido a cassação de Osvaldo Afonso Costa, o Vadinho (DEM), em junho, após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidir por unanimidade pela sua inelegibilidade com base na Lei da Ficha Limpa.
A decisão atingiu também a vice-prefeita, Flávia Ramos Bittencourt Leão Cabral. Durante a campanha, apesar de ter o registro de candidatura concedido pelo juiz local, a situação de Vadinho foi revertida pelo Tribunal Regional Eleitoral do estado (TRE-SP), que negou o registro com base na Lei da Ficha Limpa, por rejeição de contas públicas em virtude de ato doloso de improbidade administrativa, cometido durante o primeiro mandato de prefeito do recorrente.
O presidente da Câmara de Vereadores de Guaiçara, Bruno Floriano de Oliveira (DEM), foi empossado em 20 de agosto como o novo prefeito interino da cidade.
Bruno está concorrendo ao cargo. Além dele, concorrem ao cargo de prefeito, Sérgio Aparecido da Silva, o Sérgio da Aliança, do PSB e Antonio Paulino, conhecido como Tunico da Campo Belo, do PSC.
A chapa formada pelos candidatos do PSC está concorrendo às eleições, porém como indeferida com recurso. Segundo o Cartório Eleitoral, Tunico da Campo Belo teve o registro de candidatura indeferido pelo TRE/SP, mas recorreu ao TSE. Os votos dele só serão divulgados após análise do recurso na instância superior.
A eleição suplementar será organizada pela 297ª Zona Eleitoral de Lins, que atende o município. No total, pouco mais de 8,3 mil eleitores de Guaiçara estão em condições de votar nestas eleições.