Prefeitura retoma licitação de R$ 36 mi para iluminação pública
A Prefeitura de Marília retomou a licitação no valor de R$ 36,6 milhões para contratar serviços de manutenção, cadastro e modernização do parque de iluminação pública da cidade pelo período de 12 meses.
O certame estava suspenso pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) desde junho deste ano após representações de diversas empresas interessadas.
O órgão fiscalizador determinou mudanças no edital, que já foi republicado, e a administração remarcou o pregão para o dia 14 de novembro.
A informação de que o TCE havia se posicionado sobre a licitação foi antecipada pelo Marília Notícia em meados do mês passado junto com matéria denunciando a precariedade do sistema de iluminação em certas áreas da cidade.
Saiba mais
Em fevereiro a Câmara autorizou a Prefeitura a abrir um crédito adicional especial no orçamento de 2019 para comportar um financiamento no valor de R$ 14,9 milhões destinado a modernizar a iluminação pública da cidade. O restante dos recursos necessários devem ser proveniente da a Contribuição de Iluminação Pública (CIP).
A maior parte dos gastos previstos na licitação (R$ 27 milhões) vai para “fornecimento de materiais necessários para modernização e melhorias nas ruas, avenidas, parques, edifícios e monumentos públicos”.
Entre as previsões está a troca da iluminação atual por lâmpadas de LED, que prometem resultar em grande economia de energia.
Só com a compra de luminária de LED com potência máxima de 180W devem ser gastos R$ 12,9 milhões. São quase 3,9 mil unidades, cada uma com valor estimado em R$ 3,3 mil.
O edital prevê também a atualização do banco de dados e cadastramento georreferenciado de todos os pontos de iluminação da cidade – cerca de 30 mil.
Serviços e obras de instalação, modernização e remodelação da iluminação pública devem custar cerca de R$ 2,9 milhões.