CODEM apresenta anteprojeto de criação do conselho ao Prefeito
Membros do CODEM (Conselho Municipal do Desenvolvimento Estratégico de Marília) apresentaram ao Prefeito Daniel Alonso na manhã dessa sexta-feira, dia 11, um anteprojeto para a criação do conselho em Marília. Após análise administrativa e jurídica da Prefeitura e acertos junto ao conselho, o projeto seguirá para a Câmara de Vereadores.
De acordo os membros, a fase de implantação do conselho está nas atividades dos sete grupos temáticos: Saneamento e resíduos sólidos urbanos, planejamento urbano e mobilidade, inovação e TIC, saúde, Gestão pública, desenvolvimento econômico e Educação.
Cada um dos grupos temáticos conta com vinte e cinco membros, no total de 170 pessoas das mais diversas áreas de Marília. O próximo passo do grupo é a aprovação da minuta do projeto de lei de criação e efetivação do conselho.
Com a entrega do anteprojeto, o corpo jurídico e administrativo da Prefeitura de Marília vai analisar o mesmo e fazer as devidas adequações. Nos próximos dias uma nova reunião será marcada para finalizar a redação do projeto de lei. Logo após, ele é enviado a Câmara para votação com os vereadores.
“Viemos atualizar o Prefeito sobre as atividades do CODEM, entregar o anteprojeto e saímos daqui extremamente entusiasmado porque vimos aqui que estamos caminhando juntos com o poder executivo e legislativo”, disse Adriano Martins, Presidente da ACIM e representante do grupo.
“Marília vive um momento ímpar, e tenho certeza que junto com as coisas boas que estão acontecendo na cidade, que são divisores de água, como a obra do esgoto, está emergindo está força de lideranças, haja visto, que as maiores instituições e empresas da cidade estão aqui organizadas e compõem o CODEM. Todos pensando em uma Marília do futuro”, disse Daniel Alonso.
Participaram representantes da UNIMAR, HU (Hospital Universitário) UNIVEM, ACIM, CIESP, SINHORES, MATRA e empresários. A Câmara de Vereadores através do Presidente Marcos Santana Rezende participou do encontro.
O Codem tem como objetivos: buscar o intercâmbio permanente com órgãos municipais, estaduais e federais, com organismos nacionais e internacionais de fomento ao desenvolvimento estratégico, econômico e sustentável das cidades, sejam públicos ou privados, com instituições financeiras, e com instituições de representação da sociedade mariliense, visando à execução das políticas públicas municipais para o desenvolvimento econômico e sustentável; e realizar estudos e consultas públicas, visando à identificação das potencialidades e desafios relevantes para o desenvolvimento de Marília, para que a cidade possa se desenvolver focada nas diretrizes definidas como de interesse geral da sociedade, de maneira ordenada e de longo prazo.