MN Logo

11 anos. Mais de 100 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
qua. 09 out. 2019

Prefeito Daniel Alonso sanciona lei de reuso de água

por Amanda Brandão

Com a iniciativa do presidente da Câmara, Marcos Rezende, e sanção do chefe do Executivo, cidade moderniza legislação e proporciona ganho de sustentabilidade. (Foto: Ligia Ferreira)

O prefeito Daniel Alonso, acompanhado do presidente da Câmara Municipal, Marcos Rezende, recebeu no gabinete do Paço Municipal nesta terça-feira, dia 8, a coordenadora de Relações Institucionais da Coca-Cola FEMSA Brasil, Fernanda Topazzo, e sancionou o projeto de lei que permite o reuso de água no município.

Conforme o prefeito Daniel, de forma “desatualizada” e “na contramão do momento atual”, a legislação de Marília proibia a reutilização da água de chuva, um recurso precioso e disponível, que pode impactar direta e indiretamente na economia e no meio ambiente.

O presidente da Câmara acredita que dezenas de empresas serão beneficiadas em curto espaço de tempo, entre elas, destaque para a maior produtora de refrigerantes e bebidas do mundo, que tem fábrica em Marília.

A coordenadora de Relações Institucionais da Coca-Cola FEMSA em Marília conta que a captação pluvial é feita por um sistema de calhas, contenção em reservatórios e tratamento para tornar a água potável.

(Foto: Ligia Ferreira)

Com o devido processo, ao invés de escorrer pelo ralo, a água pode ser usada para lavagem de embalagens e também o processo de produção em si, reduzindo a captação que a fábrica fez em seus poços artesianos próprios.

“É uma questão de sustentabilidade. Temos uma série de projetos que avançam nesse sentido: o da redução do impacto ambiental e melhor aproveitamento dos recursos”, disse a coordenadora, que estima em até 8% o total da água que pode ser proveniente da captação da chuva, na planta de Marília.

O presidente da Câmara, Marcos Rezende, afirmou que há intenção da fábrica em produzir em Marília um dos energéticos da marca. O produto, inclusive, é um dos que tem maior incidência de tributos, entre as bebidas.

(Foto: Ligia Ferreira)

“Essa medida promove, de maneira direta ou indireta, o emprego. Quando aprimoramos a legislação, dando mais condições das empresas trabalharem, há uma tendência de melhora das condições de negócios. É um ciclo positivo em que a sociedade só ganha”, disse.

A adequação da legislação municipal, por meio da aprovação da lei 40/2019, que dispõe sobre o reaproveitamento da água pluvial, levou em consideração padrões técnicos do Ministério da Saúde e normas das agências reguladoras que tratam da Saúde e do uso de recursos naturais.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
  • 2
    Marília lidera ranking nacional de demanda por profissionais do sexo
  • 3
    Destruição na Fazenda do Estado gera multa à moradora, após derrubada de árvores
  • 4
    Argentina decide extraditar morador condenado pelo STF

Escolhas do editor

EDUCAÇÃO
Marília cria programa que garante exame de vista a alunos do ensino fundamentalMarília cria programa que garante exame de vista a alunos do ensino fundamental
Marília cria programa que garante exame de vista a alunos do ensino fundamental
ZONA NORTE
Homem morre baleado pela PM na madrugada em MaríliaHomem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
EDUCAÇÃO
Prefeitura abre processo seletivo para contratação de 100 professoresPrefeitura abre processo seletivo para contratação de 100 professores
Prefeitura abre processo seletivo para contratação de 100 professores
CENSO
Marília tem 24 localidades com concentração de moradores, diz IBGEMarília tem 24 localidades com concentração de moradores, diz IBGE
Marília tem 24 localidades com concentração de moradores, diz IBGE

Últimas notícias

Serpentes exóticas são encontradas dentro de tênis em encomenda na região
Homens armados assaltam supermercado e fazem reféns em Ourinhos
Dupla armada invade casa, rende irmãos e foge com R$ 10 mil e relógio na zona norte
Homem em situação de rua bate no rosto e rouba pedestre no Centro de Marília

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2025

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie