Gato atropelado é resgatado pela Prefeitura e devolvido ao dono
Tudo o que o Luiz Henrique Santana Pio queria era encontrar o gato Otávio vivo depois que ele sumiu na Zona Norte de Marília. Infelizmente o faxineiro de 27 anos encontrou seu animal de estimação, mas ele havia sido atropelado. Com o serviço inédito que a Prefeitura de Marília implantou na cidade, ele foi resgatado, passou por tratamento e hoje está recuperado e feliz ao lado do seu dono.
Tudo começou com o sumiço do bichano Otávio de apenas nove meses na Zona Norte de Marília no final do mês de setembro, dia 29. Depois de muito procurar, pedir ajuda nas redes sociais e um dia de muito angustia, Luiz Henrique encontrou o seu gato, porém ele havia sido atropelado perto de sua residência e encontrado por populares e protetores que também haviam se manifestado nas redes sociais.
Nesse momento, a empresa contratada pela Prefeitura de Marília, BG Zangrossi, através da Secretaria de Meio Ambiente e Limpeza Pública foi acionada para resgatar o gato e a partir dai foi uma luta para conseguir estabilizar o mesmo e salvá-lo dos traumas causados pelo atropelamento. Ele seguiu para uma clínica particular e passou por um longo tratamento onde no último domingo, dia 6 de outubro, a história teve um fim. Otávio foi totalmente recuperado, teve alta e foi devolvido ao Luiz Henrique.
“Gostei muito do trabalho da empresa contratada pela Prefeitura, foi um trabalho de resgate muito eficaz, eles prestaram todos os serviços corretamente com toda atenção que o Otávio precisava naquele momento. Hoje o resultado de saúde dele é excelente e tudo isso foi devido a esse trabalho. Que a minha história sirva de lição, esse trabalho é muito importante e essencial a nossa cidade, assim não teremos histórias e finais tristes”, disse Luiz Henrique Santana Pio.
De acordo com a veterinária Nicole Castanha da Silva, da BG Zangrossi, o acidente com Otavio foi grave e por pouco ele não vem a óbito. “O animal apresentava hifema, sangramento nasal, e dificuldade em se locomover. Provavelmente sofreu trauma na região de cabeça e pescoço”, disse.
Ainda segundo ela, mesmo depois do tratamento e devolução do animal ao dono, teve um acompanhamento da empresa na casa do proprietário. “Como o mesmo passou alguns dias instáveis na casa do proprietário retornei até o local para avaliar o Otávio e realizei exames complementares, onde os resultados deram dentro do padrão de normalidade”, salientou.
“Quando pensamos em contratar a empresa para resgatar os animais que estão precisando de ajuda nós pensamos em casos como esse. Ficamos felizes em saber que este trabalho está dando certo e com o apoio das Ongs e protetores de Marília, que há muitos anos já vinham fazendo parte desse trabalho, nós viemos para somar”, disse Daniel Alonso.
COMO FUNCIONA O RESGATE?
A Prefeitura de Marília implantou o serviço inédito de resgate de animais em 2018. Veja como funciona as regras para o resgate:
Os animais de pequeno porte somente serão recolhidos quando forem vítimas de acidentes, maus tratos ou animais com doenças contagiosas e terminais. Depois de tratados, vacinados e vermifugados, eles serão doados. Em hipótese alguma animais saudáveis serão recolhidos.
Já os animais de grande porte que estiverem soltos em via pública serão resgatados, microchipados e ficarão à disposição dos proprietários para resgatá-los mediante o pagamento de uma multa. Na terceira reincidência de abandono do animal de grande porte, o proprietário não terá mais direito a recuperá-lo e o animal vai para adoção.
Toda denúncia acidentes, maus tratos, animais com doenças contagiosas/terminais ou soltos pelas vias que causam perigo, deve ser feita para o fone 193 do Corpo de Bombeiros de Marília.