Garça registra 280 mamografias realizadas em 2019
Entre janeiro e julho de 2019 – período com informações disponíveis – Garça (distante 35 quilômetros de Marília) registrou 14 casos de internação envolvendo tumores de mama.
Os números são do Departamento de Informática do Ministério da Saúde (DataSUS) e em todos os casos deste ano as pacientes eram mulheres, mas homens também podem ser vítimas da doença, ainda que raramente.
A campanha Outubro Rosa incentiva o público feminino a fazer a mamografia e o autoexame. Das internações registradas 12 eram casos malignos e dois benignos.
Os dados mostram ainda que de janeiro de 2008 a julho de 2019 foram 11 internações por tumores benignos e 213 por tumores malignos.
A média de mortalidade neste período é de 7,51. Já a média este ano, de janeiro a julho é de 16,67, ou seja, duas pessoas morreram por câncer de mama.
Em Garça, foram realizados 280 exames de mamografia no primeiro semestre do ano. Já em 2018, durante todo o ano foram 804 exames.
No município, o grupo de voluntárias ‘Amigas da Dalvinha’, preparou uma extensa programação para sensibilizar o maior número possível de mulheres quanto à importância da prevenção.
Na quarta-feira, (2) ouve uma Caminhada Rosa para estimular a participação da população no controle do câncer de mama.
O próximo evento acontece no dia 10 de outubro. Será uma palestra sobre o câncer de mama no Lar Memei às 8h.