Prefeito visita feira ambiental em Emef e destaca Projeto Social da ETE
O prefeito Daniel Alonso participou na manhã desta sexta-feira (27) da abertura de mais uma etapa das feiras ambientais escolares, realizadas como ação educativa do Projeto Social das Obras das ETE (Estações de Tratamento de Esgoto) de Marília.
A iniciativa é das secretarias municipais de Assistência e Desenvolvimento Social e da Educação, com apoio da Caixa Econômica Federal, braço financeiro do Governo Federal no repasse de recursos para as obras.
Sob gestão do prefeito Daniel Alonso, Marília já concluiu a construção da ETE Bacia do Pombo, um gigantesco sistema de captação e tratamento de esgoto de parte das regiões oeste e central. A unidade está em fase de testes.
Também concluiu a construção do ETE Bacia do Barbosa, que cumprirá a mesma função e irá tratar efluentes de esgoto das regiões sul e parte do centro da cidade. Ainda este ano as operações já estarão em pleno funcionamento, garantindo 70% de saneamento na cidade.
Para completar 100% de tratamento no município, já está licitado e com empreiteira definida a obra da Bacia do Palmital, que recebe o esgoto de partes da região norte, leste e centro. A conquista permitirá ampliar das exportações das industrias e atração de novos negócios, além dos ganhos ambientais e de Saúde.
Na escola
O foco do Projeto Social das ETE de Marília é o envolvimento da população em toda a mudança que já começou. Por meio das crianças, as famílias aprendem na prática, por exemplo, como o descarte correto de óleo usado favorece o meio ambiente e reduz impacto no sistema de tratamento de esgoto.
O prefeito Daniel Alonso, durante a visita à Emef Cecília Alves Guelpa, viu de perto como as feiras ambientais estão gerando conscientização. Ele foi acompanhado do secretário da Educação Helter Rogério Bochi e do diretor Wesley Zandonato.
O chefe do Executivo assistiu a três apresentações de dança e teatro, com o tema Meio Ambiente e convidou toda a população para participar do encerramento das feiras ambientais, que reunirá todas as escolas.
“Esse trabalho feito pela Educação, junto com a Assistência, que coordena esse projeto social relacionado à obra do esgoto, nos enche de alegria e de esperança. Nossa expectativa é que as futuras gerações não se deparem com situação tão triste quanto essa que nos deparamos: uma cidade tão linda e próspera como Marília, que ainda não tratava seu esgoto”, disse Daniel.
Após a realização de quase 20 feiras locais, movimentando as comunidades escolares às sextas e sábados (consecutivamente), a cidade realiza no próximo dia 30 de novembro a grande Feira Ambiental.
O evento será realizado no ginásio do CMEEC – Centro Municipal Educacional Esportivo e Cultural – Profª. Neusa Maria Bueno Ruiz Galetti, na avenida Santo Antônio.