Polícia Ambiental forma turma de Patrulheiros Ambientais Mirins
A Quarta Companhia de Policiamento Ambiental formou as primeiras turmas de ‘Patrulheiros Ambientais Mirins’ do Programa de Educação Ambiental denominado ‘Natureza Viva’ nesta sexta-feira (27).
O programa é desenvolvido pela Polícia Ambiental de Marília junto as Escolas Estaduais e Municipais do município, beneficiando os alunos do 4° ano do ensino fundamental.
Foram realizadas cinco horas-aula, uma vez por semana, sendo abordados cada semana um tema/módulo. São eles: meio ambiente, animais silvestres, mata ciliar, lixo e aquecimento global.
Para cada um desses módulos há uma cartilha, material pedagógico denominado ‘Folhinha Verde’, desenvolvido pela Polícia Ambiental sob a coordenação pedagógica de uma doutora em educação.
Durante a manhã e tarde, desta sexta, foram formadas as três primeiras turmas na E.E. Carlota de Negreiros Rocha, totalizando 85 alunos, que receberam uma carteirinha, conferindo-lhes o título de Patrulheiro Ambiental Mirim.
A entrega foi realizada pelo Capitão Eliton Ricardo Sanches, comandante da Polícia Ambiental de Marília.
Durante as aulas realizadas, sempre de maneira lúdica e participativa, os alunos tiveram a oportunidade de expor seus prévios conhecimentos, estabelecendo novos critérios de acordo com os ensinamentos e experiências compartilhadas e isso contribuiu para a formação de novos conceitos e acima de tudo do despertar de uma consciência ambiental na estruturação de novas formas de relação do homem com a natureza.
Além disso, o projeto propõe uma integração entre polícia, comunidade estudantil, professores e pais, culminando na melhoria do meio ambiente escolar, e que a mudança de comportamento desses alunos influenciem as ações dos amigos e familiares, na recuperação e preservação ambiental.
O objetivo proposto pelo projeto foi alcançado em sua totalidade e pode ser observado no relacionamento de carinho entre a Polícia Ambiental e os alunos.
A solenidade de formatura contou com a participação de autoridades do policiamento ambiental, da educação, alunos e seus pais e familiares.
Segundo o relato de alguns pais, a mudança de comportamento deles foi impressionante, não somente em casa, mas onde eles vão, os alunos tem colocado em prática o que aprenderam em sala.
Outra mudança muito positiva foi o respeito e admiração em relação a polícia, pois foi observado esse vínculo de amor e amizade com os policiais envolvidos no projeto e isso trouxe um respeito ainda maior quanto a instituição da Polícia Militar e uma proximidade muito importante entre a polícia e a comunidade.