Procon autua 10 postos por irregularidades em Marília
O Procon de Marília, com apoio da instância estadual do órgão de proteção ao consumidor, autuou dez postos de combustíveis na cidade nos últimos dois dias durante operação voltada ao setor.
Ao todo foram visitados 12 endereços – 20% dos existentes na cidade – e apenas dois estabelecimentos não apresentaram nenhuma irregularidade.
Caso confirmadas, após processo administrativo, as multas podem variar entre R$ 900 e R$ 9 milhões.
Os problemas envolvem indução ao erro em publicidade sobre o fornecedor do combustível, diversos produtos para automóveis e consumo humano com prazos de validade vencidos, valores anunciados não condizentes com o praticado, entre outros.
O coordenador do Procon Marília, advogado Guilherme Moraes, contou ao site que uma das empresas visitadas não tinha mais bandeira, mas continuava com a identidade visual da antiga rede que integrava, ludibriando os consumidores.
“Baseamos a fiscalização em denúncias feitas por clientes, o que é fundamental para selecionarmos as empresas que serão verificadas durante a operação”, detalhou.
Em maio o Procon local notificou todos os 63 postos de combustível cadastrados na cidade. O motivo naquela ocasião foi o aumento brusco nos preços praticados, o que gerou uma série de queixas.