Metade das reclamações no Procon Marília envolve telemarketing
A estimativa do coordenador do Procon Marília, o advogado Guilherme Moraes, é de que aproximadamente 50% das reclamações recebidas pelo órgão de defesa do consumidor na cidade envolvem telemarketing.
Desde o começo do ano até o último dia 10 de julho foram 6.356 atendimentos e mais de 3 mil estariam relacionados com os serviços de contato telefônico.
Seja nas insistentes ligações feitas aos clientes, ou pela dificuldade em fazer contato com a empresa por essa via.
Uma ferramenta colocada em funcionamento pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) a partir desta semana promete ajudar a amenizar as ligações indesejadas.
Para deixar de receber chamadas com ofertas de serviços de telefonia, TV por assinatura e banda larga, o consumidor deverá preencher o formulário de inscrição. Clique aqui.
A suspensão das chamadas pelas empresas de telecomunicações ocorrerá em até 30 dias, contados da data do cadastramento. No primeiro dia de serviço foram mais de 620 mil cadastros.
O coordenador do Procon de Marília lembra, no entanto, que outras empresas, como bancos e financeiras, não ficam impedidas de fazer contato com as pessoas registradas no site da Anatel.
“Mas nós oferecemos no site do Procon São Paulo há alguns anos um cadastro mais abrangente, que envolve todas as empresas com serviço de telemarketing. O consumidor pode registrar até cinco telefones seus em que deseja não ser incomodado”, diz.
A lista do Procon é a “Não me ligue” e pode ser acessada aqui. Quem tiver dificuldades pode se dirigir até o Procon em Marília que os atendentes auxiliam no cadastro. O órgão de defesa do consumidor funciona dentro do Ganha Tempo, na avenida das Indústrias, número 294.