MN Logo

12 anos. Mais de 102 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
qua. 26 jun. 2019

Prefeitura promove encontro sobre Violência contra o Idoso

por Amanda Brandão

Fabiana Grava é assistente social com experiência em gestão de serviços na área. (Foto: Ramon Barbosa Franco/Câmara de Marília e Mauro Abreu)

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Assistência e Desenvolvimento Social, promoveu nesta terça-feira (25) encontro para marcar o combate às violências contra a pessoa idosa.

Servidores municipais e profissionais de entidades que atendem a população vulnerável discutiram e ampliaram conhecimentos sobre o assunto. A atividade remete ao dia 15 de junho, data em que o tema é lembrado mundialmente.

Nádia Placideli Ramos é gerontóloga e doutora em saúde pública pela Faculdade de Medicina de Botucatu. (Foto: Ramon Barbosa Franco/Câmara de Marília e Mauro Abreu)

Abertura contou com a presença da secretária municipal da Assistência e Desenvolvimento Social, Wania Lombardi; do promotor de Justiça Isauro Pigozzi Filho; do presidente da Câmara Municipal, Marcos Rezende; do vereador Wilson Damasceno, do presidente do Conselho Municipal do Idoso em Marília, Koity Hayashe, entre outras autoridades e representantes de organizações.

O Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) de Marília recebeu, ao longo do ano passado, 118 denúncias de violência contra idosos. De janeiro a maio desse ano foram 39 casos relatados.

Público presente no evento atua em secretarias municipais e entidades de Marília que atendem os idosos. (Foto: Ramon Barbosa Franco/Câmara de Marília e Mauro Abreu)

São queixas de violência física, psicológica, abuso financeiro, negligência ou abandono, entre outras formas de violência ou violação de direitos. A rede de proteção é formada pelos Cras, serviços de convivência e fortalecimento de vínculos, Centro Dia, unidades de saúde, Secretaria Municipal de Direitos Humanos, Ministério Público, entre outros.

A secretária Wania Lombardi destaca que é preciso abordar o assunto cada vez mais, levando informação aos idosos e à população em geral, visando à prevenção às violências.

(Foto: Ramon Barbosa Franco/Câmara de Marília e Mauro Abreu)

“Estamos, cada vez mais, traçando no município uma rede de prevenção e também redes de serviços oferecidos para melhorar a situação do idoso; da sua mobilidade à prevenção da violência, que é o nosso grande papel enquanto secretaria da Assistência”, afirmou Wania Lombardi.

As palestras do encontro foram realizadas pela gerontóloga Nádia Placideli Ramos – doutora em saúde pública pela Faculdade de Medicina de Botucatu – e a assistente social Fabiana Grava, com experiência em gestão de serviços da área de assistência social.

(Foto: Ramon Barbosa Franco/Câmara de Marília e Mauro Abreu)

Denúncias podem ser feitas ao Creas Marília pelo telefone 3432-3979 ou ainda, gratuitamente, pela central Disque 100, da Secretaria Nacional de Cidadania, vinculada ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Idoso fica gravemente ferido após ser atropelado por ônibus em Marília
  • 2
    Veículo é totalmente destruído em incêndio na SP-294 em Marília
  • 3
    Relato envolvendo criança de três anos é investigado em Marília
  • 4
    Decreto prevê extinção de quase dois mil cargos no HC em Marília

Escolhas do editor

VACÂNCIA
Decreto prevê extinção de quase dois mil cargos no HC em MaríliaDecreto prevê extinção de quase dois mil cargos no HC em Marília
Decreto prevê extinção de quase dois mil cargos no HC em Marília
Mês do Consumidor na Azul Viagens Marília tem pacotes com até 30% de descontoMês do Consumidor na Azul Viagens Marília tem pacotes com até 30% de desconto
Mês do Consumidor na Azul Viagens Marília tem pacotes com até 30% de desconto
CHUVAS
Após decreto de emergência, prefeito busca apoio do EstadoApós decreto de emergência, prefeito busca apoio do Estado
Após decreto de emergência, prefeito busca apoio do Estado
ZONA RURAL
Ponte de acesso a Dirceu é interditada após chuvas danificarem estruturaPonte de acesso a Dirceu é interditada após chuvas danificarem estrutura
Ponte de acesso a Dirceu é interditada após chuvas danificarem estrutura

Últimas notícias

Unimar firma parceria com Wama para pesquisa em diagnóstico veterinário
Idoso fica gravemente ferido após ser atropelado por ônibus em Marília
Petrobras reajusta preço do diesel em R$ 0,38 por litro nas distribuidoras
EUA investigam 60 países por omissão no combate ao trabalho escravo

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie