Contratação na indústria regional é positiva pelo 5º mês consecutivo
O nível de emprego industrial na Diretoria Regional do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) de Marília registrou em maio o quinto mês com saldo positivo. Desta vez, a variação ficou em 0,19%.
Isso significa um aumento de aproximadamente 50 postos de trabalho nas indústrias da região composta por 35 municípios. No ano o acumulado é de 1,53 – ou aproximadamente 500 empregos.
Antes disso, foram quatro meses seguidos com mais demissões do que contratações. Apesar do dado positivo quando se observa os dados globais, alguns setores industriais apresentaram resultados preocupantes.
É o caso do ramo de metais (exceto máquinas e equipamentos) com redução de 1,7% em seu nível de emprego regional, de acordo com a Ciesp. No acumulado de 12 meses houve queda é de 21,77%.
Significa que a cada cinco empregados das indústrias deste setor na região, um foi demitido entre maio de 2018 e o mesmo mês de 2019.
Simbolicamente, esta semana a Sassazaki anunciou um corte de 200 funcionários. A empresa trabalha principalmente com portas e janelas de alumínio e aço.
Marília
Diferente do levantamento do Ciesp, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) permite um maior detalhamento sobre as contratações em nível municipal.
No entanto, os últimos dados disponíveis nesse segundo banco de dados só vão até abril. No começo do ano a indústria de transformação empregava 13.437 pessoas em Marília.
Pesquisa feita pelo Marília Notícia revela que a indústria mariliense no primeiro quadrimestre do ano contratou 119 pessoas a mais do que demitiu. O saldo em todo o ano passado para o segmento foi de 152 e no ano retrasado 199.
No período, alimentador de linha de produção foi a profissão que teve maior saldo de contratações (93) na cidade. Já a que mais teve demissões foi operador de máquinas de fabricação de doces, salgados e massas alimentícias.