Marília e Vera Cruz celebram Corpus Christi com tapetes coloridos
Nesta quinta-feira (20) o feriado de Corpus Christi será marcado pela tradicional celebração que acontece nas ruas do centro de Marília e Vera Cruz.
Na cidade vizinha tudo é preparado pela Paróquia Santuário Sagrado Coração de Jesus. A tradição já acontece há 82 anos e a partir de 7h as ruas serão enfeitadas formando lindos tapetes coloridos para receberem o Corpo de Cristo.
Os trabalhos são coordenados pelo Pároco e Reitor do Santuário, padre Marcos Ortega, com o envolvimento das pastorais, grupos da Paróquia, Comunidade São José, comércio, comunidade e Prefeitura.
São montados tapetes de forma artesanal. Para isso são utilizados materiais como serragem colorida, material reciclável, retalhos de tecido, areia, pó xadrez, cal, entre outros.
Os enfeites ocupam oito quarteirões, em quatro avenidas e quatro ruas, decorados com motivos cristãos, envolvendo temas como a “Eucaristia” e outros. Os trabalhos começam meses antes da data.
A comunidade atua para que por volta de 11h os enfeites estejam prontos para visitação. A missa solene é realizada às 15h e em seguida os fiéis saem em procissão pelas ruas decoradas.
A celebração é encerrada com a Bênção do Santíssimo, em frente ao Santuário.
Marília
Já em Marília, às 16h, o bispo diocesano Dom Luiz Antonio Cipolini presidirá missa basílica de São Bento. A celebração contará com a presença de Dom Osvaldo Giuntini, bispo emérito, de padres e fiéis das 19 paróquias da cidade. Após a missa campal, a procissão passará por vias do centro até a Igreja Matriz de Santo Antonio, para a bênção com o Santíssimo Sacramento. As ruas por aqui também serão enfeitadas.
Durante as celebrações os fiéis receberão a prestação de contas da Coleta da Solidariedade que ocorreu, em todas as paróquias, no dia 14 de abril, celebração do Domingo de Ramos.
Numa arrecadação de R$ 244.107,29, o Conselho Gestor do Fundo Diocesano de Solidariedade (FDS), que administra o recurso, repassou 40% para o Fundo Nacional de Solidariedade (FNS), que auxilia projetos em todo o país por meio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e distribuiu 60% para trabalhos na Diocese.
Desta porcentagem, 3% foi destinado para as atividades da equipe da Campanha da Fraternidade (CF), que motiva a coleta, 10% para os projetos da Cáritas Diocesana e o montante de R$ 127.863,40 foram repartidos entre 26 entidades sociais distribuídas em todo o território diocesano.