Cidades brasileiras criam SAMU para resgatar animais de rua
Quando ocorre algum acidente envolvendo veículos e animais, a ambulância cuida dos passageiros feriados, não é mesmo? Mas o que aconteceu com os animais machucados? Algumas cidades brasileiras já estão revertendo essa situação e criaram o SAMU veterinário para resgatar animais de rua.
É o caso de Florianópolis (SC), que desde o fim de 2014 oferece o serviço de emergência veterinária, voltado principalmente para socorrer animais de rua. A iniciativa foi criada em parceria com a entidade Bem-Estar Animal, responsável por reformar e adaptar um carro cedido pela Prefeitura, dando aos cofres públicos um gasto mínimo, em torno de R$ 800. Equipado com maca, caixa de transporte e trava para carreta (para transportar animais maiores), a ambulância conta com todos os equipamentos necessários para atender emergências envolvendo os bichinhos.
Na cidade de Cachoeirinha (RS), o serviço de atendimento móvel de urgência foi inaugurado este ano. O SAMU veterinário de Cachoeirinha atende os animais de rua ou comunitários, com a diferença de que o resgate pode ser acionado pela própria comunidade. Cidades como Recife (PE), São Paulo (SP), Porto Alegre (RS) e Salvador (BA) possuem projetos similares em discussão.
Fonte: Hypeness