MN Logo

12 anos. Mais de 103 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
sex. 24 maio. 2019

Secretaria abre espaço para valorização do Grafite entre artistas locais

por Amanda Brandão

Os artistas interessados em participar do programa devem se dirigir à Casa de Cultura, localizada na avenida Santo Antônio, 136. (Foto: Divulgação)

A Secretaria Municipal da Cultura abriu espaço para grafiteiros locais pintarem algumas paredes do Espaço de Convivência da Casa de Cultura “Cristovam Ruiz”, com objetivo de valorizar, ampliar e universalizar a cultura na linguagem ligada a um dos quatro elementos do hip-hop, o grafite.

A Casa de Cultura é espaço concebido para fortalecer a cena cultural da cidade e valorização dos artistas locais, em que são realizadas e incentivadas a organização de ações no âmbito cultural, a exemplo do 1º Encontro dos Artistas de Marília, realizado no início deste mês.

Agora as paredes da Casa vêm ganhando novas cores. A iniciativa vem dos próprios grafiteiros locais que participaram de um bate-papo durante o 1º Encontro.

A ideia é que ali, de forma espontânea, cada um dos artistas que entenda da arte e queira participar, tenha a liberdade para interagir e expressar sua arte por meio do grafite; arte que surgiu no Brasil no final da década de 1970, e desde então está ligada a movimentos urbanos, como o hip-hop.

A primeira intervenção artística foi realizada pelo artista visual Felipe Mocors, como é conhecido nas ruas de Marília. Ativista cultural desde 2007 e amante da cultura hip-hop, participou e desenvolveu projetos sociais voltados para grafite e DJs.

Seu trabalho tem como característica a espontaneidade e interrogativas de situações. Nos últimos anos tem produzido trabalhos de artes visuais, mas o foco ainda é o grafite por essência tendo a cidade e a rua como suporte para suas criações.

Felipe também é DJ e Beat Maker; nos últimos quatro anos criou uma série de três Beats Tapes (fitas de batidas) na qual produziu através de amostras sonoras uma composição musical; estas séries foram gravadas em mídia k7 com tiragem limitada e disponibilizada para audição e download gratuito na internet.

O próximo artista a participar será Fábio Robal. Artista plástico e quadrinista, é formado pela Fábrica de Quadrinhos – SP. Atua há 13 anos na cidade de Marília ministrando cursos e workshop sobre artes. Foi coordenador do Projeto Arte para Todos/GADA das unidades da Fundação Casa do interior do Estado.

Atualmente seu trabalho está focado na arte urbana – Grafite, onde desenvolve no campo teórico pesquisa sobre representação documental do Grafite como forma de preservação do patrimônio cultural material brasileiro. No aspecto prático, expõe sua arte em muros de cidades como Marília, Belo Horizonte, São Paulo, Santiago do Chile dentre outras.

(Foto: Divulgação)

MAIS INFORMAÇÕES

Os artistas interessados em participar do programa devem se dirigir à Casa de Cultura, localizada na avenida Santo Antonio, 136, para conhecer o espaço/paredes que poderão ser utilizadas, após aprovação da Secretaria Municipal da Cultura.

As inscrições serão aceitas até o dia 20 de junho e devem ser feitas na recepção da Casa de Cultura com Jonathan, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h.

Um croqui da intervenção artística deverá será apresentado antes da execução da obra, respeitando a estética e a criatividade artística individual, mas se pede aos participantes que se orientem para temas referentes à arte, cultura, e sociedade, justificando de maneira simplificada as artes sugeridas.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Motorista morre após passar mal ao volante e invadir a contramão na SP-294
  • 2
    Idoso passa mal ao volante e provoca acidente no Centro de Marília
  • 3
    Depois de quase 80 dias, sobreviventes da tragédia da BR-153 recebem alta
  • 4
    Imagens flagram acidente com idoso que passou mal no Centro de Marília

Escolhas do editor

RECUPERAÇÃO
Depois de quase 80 dias, sobreviventes da tragédia da BR-153 recebem altaDepois de quase 80 dias, sobreviventes da tragédia da BR-153 recebem alta
Depois de quase 80 dias, sobreviventes da tragédia da BR-153 recebem alta
Busca por condomínios com lazer e segurança cresce e muda perfil urbanoBusca por condomínios com lazer e segurança cresce e muda perfil urbano
Busca por condomínios com lazer e segurança cresce e muda perfil urbano
LEGISLATIVO
Prefeitura propõe reajuste no Bolsa Atleta e aumento do teto em MaríliaPrefeitura propõe reajuste no Bolsa Atleta e aumento do teto em Marília
Prefeitura propõe reajuste no Bolsa Atleta e aumento do teto em Marília
TRÂNSITO
Imagens flagram acidente com idoso que passou mal no Centro de MaríliaImagens flagram acidente com idoso que passou mal no Centro de Marília
Imagens flagram acidente com idoso que passou mal no Centro de Marília

Últimas notícias

Artilheiros históricos da Copa do Mundo e os recordes ainda em aberto em 2026
Depois de quase 80 dias, sobreviventes da tragédia da BR-153 recebem alta
Busca por condomínios com lazer e segurança cresce e muda perfil urbano
Prefeitura propõe reajuste no Bolsa Atleta e aumento do teto em Marília

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie