Risco de sofrer crimes violentos cai em Marília, mostra pesquisa
O risco de sofrer um crime violento caiu em Marília, de acordo com o Índice de Exposição à Criminalidade Violenta (IECV). O percentual do risco de violência na cidade diminuiu em um ano de 16,7% para 12,1%.
Outras cidades da região, como Bauru e Tupã, se mantiveram acima de Marília em relação aos riscos de violência. O estudo leva em consideração cidades com população maior que 50 mil habitantes.
Quanto menor a colocação, mais violenta é. Marília ficou na 121ª colocação, enquanto Bauru vigorou na 49ª posição com o IECV geral de 19,4% e Tupã no 113º lugar com 12,7%.
A base dos dados é referente a 2017 e 2018, através dos dados fornecidos pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) do Estado de São Paulo e analisado pelo instituto “Sou da Paz”.
As cidades mais violentas do Estado se concentram na região de São José dos Campos (Caraguatatuba, Cruzeiro, Guaratinguetá, Jacareí, Lorena e Ubatuba).
O IECV é calculado a partir da média ponderada de três subíndices: crimes letais (homicídio e latrocínio), crimes contra a dignidade sexual (estupro) e crimes contra o patrimônio (roubo – outros, roubo de veículo e roubo de carga).
A estatística avalia diferentes tendências criminais e permite uma comparação das estatísticas entre cidades e distritos policiais ao longo do tempo.
Em nota, a SSP alegou que as políticas públicas adotadas no combate à criminalidade estão no caminho certo, porque a grande maioria dos crimes no Estado apresentou redução.