Empresa de Marília é contratada para ‘combater’ invasão hacker
Hackers invadiram o site da prefeitura de Guaimbê nesta semana e exigiram pagamento para liberar acesso aos funcionários. Duas empresas, inclusive uma de Marília, foram contratadas para descriptografar os arquivos do portal que permanece sem acesso.
Conforme o Poder Executivo, o portal foi alvo de ataques cibernéticos no último dia 29, quando hackers conseguiram retirar o acesso de determinados setores do sistema.
Funcionários e técnicos em informática do município trabalharam durante toda semana na tentativa de recuperar arquivos, mas não tiveram êxito.
Segundo a prefeitura, foram afetados principalmente serviços como emissão de nota fiscal e acesso ao Portal da Transparência, que estão suspensos. A página inicial e outras áreas continuam funcionando normalmente.
Os responsáveis pelo ataque ainda encaminharam um e-mail exigindo pagamento em bitcoin (moeda virtual) para a recuperação do site.
A exigência foi parar na caixa de spam, como lixo eletrônico, quando funcionários tiveram acesso a possibilidade foi descartada. Não foi informado o valor do “resgate”.
Uma empresa de São Paulo e outra de Marília seguem trabalhando tentando descriptografar os arquivos, porém ainda não tiveram sucesso. Os nomes das empresas foram preservados pela prefeitura de Guaimbê.