Unimar firma parceria com escolas para oferecer educação de qualidade
O estudo é uma importante ferramenta para que os jovens possam trilhar um caminho de sucesso profissional e pessoal. Dados do relatório “Competências e Empregos: Uma Agenda para a Juventude”, divulgado pelo Banco Mundial, mostram, porém, que 52% dos jovens brasileiros com idade entre 19 e 25 anos correm sério risco de ficar fora do circuito de bons empregos e mais vulnerável a pobreza, porque não se interessam pelo estudo.
Para mudar esta realidade e estimular os adolescentes a transformar esta estatística, a Universidade de Marília (Unimar) firmou parceria com as escolas de ensino médio, públicas e privadas, oferecendo aulas práticas em seus laboratórios ou disponibilizando matéria-prima e profissionais para desenvolver atividades de diversas disciplinas como, por exemplo, química, biologia e física.
De acordo com a coordenadora dos cursos de Farmácia e Biomedicina, Lara Casadei Ubeda, o objetivo é mostrar aos adolescentes que estudar é importante e também divertido. “Estes alunos vivem em uma realidade diferente, transformada pela tecnologia. As aulas convencionais não são mais tão atrativas, quanto para turmas de décadas anteriores. A parceria tem a finalidade de envolver os alunos nas disciplinas através de métodos atualizados e mostrar que aprender é muito legal”, explica.
O resultado destas atividades têm sido excelentes. A Isabele da Silva Nunes Gomes, aluna do 2º ano do ensino médio do Colégio Compacto, ficou encantada pelas disciplinas de química e biologia após começar a participar das aulas práticas. “Há um ano minha turma vem desenvolvendo as atividades aqui na Unimar e cada aula é uma experiência incrível. Fica muito mais fácil aprender a matéria e eu to adorando as disciplinas que antes eu via como difíceis”, conta a aluna.
A professora de biologia do Colégio Compacto, Camila Lenhardt Pires, em conjunto com os professores de química e física, buscam através das novas metodologias incentivar os alunos a estudar. Segundo ela, as aulas estão gerando ótimos resultados. “Esta inovação têm impulsionado nossos alunos a buscar conhecimento, porque eles aprendem que há outras formas de ensino que facilitam a absorção do conteúdo”, ressalta.
Ainda segundo Camila, o mais interessante é que os alunos têm mostrado maior interesse em cursar uma Universidade após a realização das aulas práticas. “Estas atividades vêm despontando nos alunos o interesse pelos cursos superiores. Estão entendendo que estudar não é tão difícil quanto parece e que através da base que estão recebendo, podem realizar qualquer curso e ter sucesso profissional”, comemora Camila.