Sede de grandes eventos, Marília se consolida no cenário esportivo

Jogos Regionais realizados em Marília em 2018 (Foto: Divulgação)
Depois de receber os Jogos Regionais do Idoso (Jori) em 2017 e os Jogos Regionais em 2018, Marília será sede final dos Jogos da Juventude no mês de junho e dos Jogos Abertos do Interior em outubro.
É a primeira vez que a cidade recebe a fase decisiva dos Jogos da Juventude, que conta com 12 práticas esportivas diferentes e trará cerca de 4 mil atletas de até 18 anos para a cidade.
Futebol, futsal, vôlei, basquete, tênis de mesa e natação são algumas das modalidades. As prévias já estão em andamento por todo o Estado.
Já os Jogos Abertos do Interior acontecem na cidade pela segunda vez – a primeira foi em 1962. Podem disputar atletas acima de 16 anos e sem limite de idade.

Atletismo é uma das modalidades oferecidas em Marília e presente nas disputas (Foto: Divulgação)
De acordo com o secretário de Esportes, Lazer e Juventude de Marília, Eduardo Nascimento, para os Jogos Abertos são esperados entre 15 e 16 mil atletas.
“Chamamos os Jogos Abertos do Interior de ‘Olimpíadas Caipira’. É o maior evento esportivo do país. Para se ter ideia, as olimpíadas do Rio de Janeiro trouxeram 14 mil atletas para o Brasil”, comenta Eduardo.
Ele estima que podem ser injetados R$ 30 milhões na economia local, além do fomento ao esporte e a oportunidade de entretenimento para a população. Em outubro serão 24 modalidades em disputa acirrada na cidade.

Atletas marilienses nos Jogos Abertos de São Carlos (Foto: Divulgação)
Marília foi escolhida para receber os Jogos Abertos durante a edição do ano passado, que aconteceu em São Carlos.
Eduardo afirma que o município se habilitou para sediar os dois importantes eventos esportivos desse ano após o sucesso do Jori e dos Jogos Regionais no ano passado.
“Estamos reinserindo Marília no calendário esportivo, já que há muitos anos a cidade não recebia nenhum evento de porte”, afirma o secretário. Ele conta que o Jori recebeu 2,5 mil atletas e os Regionais 6,5 mil.

Cidade oferece ao menos 24 modalidades esportivas (Foto: Divulgação)
O chefe da pasta de Esportes completa dizendo que esse tipo de realização na cidade ajuda a despertar o interesse das crianças e jovens para as atividades físicas.
“O Estado viu nossa organização e nosso investimento no esporte. Temos por exemplo um projeto social no Clube dos Bancários que atende 3 mil praticantes de 24 modalidades”, fala Eduardo.

Secretário Eduardo Nascimento (Foto: Divulgação)