Capitã aposta em interesse maior de mulheres pelos Bombeiros
O 10º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Marília, responsável por 49 municípios na região, tem cerca de 130 bombeiros e somente seis mulheres no efetivo. Entre elas, está a capitã Lurela Alice Kurachi Ferrini Tamião.
Em entrevista exclusiva ao Marília Notícia, a capitã Lurela esclareceu sobre a situação da mulher na corporação e falou sobre representatividade, no contexto do Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta sexta-feira (8).
“O Corpo de Bombeiros da nossa região tem poucas mulheres se formos comparar com outros grupamentos e Capital, mas as mulheres têm conquistado seu espaço. Apesar da crença de que o militarismo só tem homens, os direitos são rigorosamente iguais para todos os gêneros, tanto que estou como comandante, sou capitã e mulher. Eu passei em um concurso prestado igualmente pelos homens”, explica.
Lurela Tamião entrou na Polícia Militar em 2000 e atua no Corpo de Bombeiros desde 2009, quando chegou em Marília com a patente de tenente.
Atualmente são seis mulheres no 10º Grupamento. Além da capitã Lurela, estão as tenentes Camila Benitez Lourenço, Vera Lúcia de Oliveira, as cabos Gislainne Tunes, Maria Aparecida Baracho e a soldada Francine Maschietto Lucio.
Para Lurela, o interesse das mulheres em participar do Corpo de Bombeiro está crescendo, assim como ocorreu na Polícia Militar.
“Aqui na cidade [Marília], em relação aos comandantes, as mulheres são tratadas de igual para igual, não existe diferença por sexo. Eu entrei na corporação no ano de 2000 e trabalhei muito tempo na PM. Na policia, as mulheres já estão há mais tempo e se for reparar a quantidade de mulheres é bem maior”, afirmou.
“O que percebemos na nossa corporação é que a procura é recente, começou agora, mas a mulher está chegando e conquistando seu espaço. Acredito que em um curto espaço de tempo teremos um número bem maior de bombeiros mulheres no 10º Grupamento”, analisou a capitã.
Esforço e dedicação
Independente do gênero, homens e mulheres do Corpo de Bombeiros seguem em uma luta diária para salvar vidas na região de Marília.
Além do município, as sedes do 10º Grupamento estão localizadas nas cidades de Assis, Ourinhos, Santa Cruz do Rio Pardo, Paraguaçu Paulista, Cândido Mota, Tupã e Garça.
“Nós [Bombeiros] não medimos esforços para salvar pessoas que não conhecemos e, a partir do momento que somos solicitados na ocorrência, fazemos o melhor possível para o salvamento. Essa satisfação pessoal com a atividade, de fazer o bem pelo próximo, é o que atrai bastante gente para o Corpo de Bombeiros”.
Conforme Lurela, a preparação do efetivo inicia antes mesmo de serem acionados, via 193.
“O resgate começa antes, no treinamento e no árduo trabalho do dia a dia, para chegar o mais preparado possível para salvar vidas. Esse serviço de resgatar pessoas, na grande maioria das vezes, é o momento em que as vítimas mais precisam e normalmente somos nós [bombeiros] os únicos que elas podem contar para tirar daquela situação”, finalizou a capitã.