Valor do IPTU aumenta 23% em Marília; confira as simulações
No dia 30 de dezembro de 2014, a Prefeitura de Marília decretou a redução do desconto para pagamento do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano).
O Decreto 11.425 do DOMM (Diário Oficial do Município de Marília) determinou que a partir de 2015 o desconto para pagamento em cota única (até 15 de fevereiro) será de 5% e não mais de 20%. Além disso, a medida retirou os descontos de 10% para pagamento único em 15 de março e os 5% para pagamento parcelado em dia, isto é, até o dia 15 de cada mês.
Esse fato fará com que o mariliense pague mais caro pelo imposto. Para comprovar esse fato, a ONG Marília Transparente (Matra) simulou valores a serem pagos e concluiu que haverá aumento de 23,61% na cobrança predial e 23,12% na territorial. Confira a tabela:
O aumento de 23% é maior do que exercido pela gestão de Mario Bulgareli em 2010. Na época, Bulgareli decretou um aumento de 20,8% do IPTU e a criação da taxa de lixo.
Vinícius Camarinha, atual prefeito de Marília, que na época era deputado estadual por São Paulo, criticou duramente a medida.
“Não existe diálogo, o prefeito não atende a população, temos que nos unir e tentar barrar o projeto que deverá ser votado nesta semana. Não é demagogia, o aumento de um imposto deve ser a última alternativa de um governante para se arrecadar mais. Para se investir mais no município, a população não pode ser penalizada”, disse o prefeito em 2010.
Fonte e tabelas: Matra