Votação unânime cria 14 cargos para assessores na Câmara
Em votação unânime os 13 vereadores de Marília aprovaram nesta segunda-feira (19) a criação de mais um cargo comissionado para cada gabinete e uma para o gabinete da presidência da Câmara.
Além dos novos 14 cargos, os parlamentares já contam com um chefe de gabinete cada, igualmente com nomeação direta, sem exigência de concurso público.
A área destinada ao público estava cheia durante a sessão e cartazes com dizeres contra a criação eram exibidos por manifestantes.
A entidade da sociedade civil organizada Marília Transparente (Matra) capitaneou uma campanha com objetivo de evitar a aprovação do projeto de resolução apresentado pela mesa diretora.
O movimento não surtiu o efeito esperado e resultou em reação da Câmara que vem publicando notas rebatendo argumentos contrários à implementação dos novos assessores.
O Legislativo defende que seus chefes de gabinete estão sobrecarregados e acabam acumulando funções, por conta da grande demanda de serviços.
Com a estrutura como estava, dizem os parlamentares, não se atende devidamente aos anseios da população perante a Câmara.
Em entrevista ao Marília Notícia, Marcos Rezende argumentou que Marília comportaria 21 vereadores, mas só possui 13. “Já existe uma defasagem. Temos um vereador para cada 17 mil habitantes”, afirma.
A Matra afirma que o aumento nas despesas será superior a R$ 3 milhões a cada quatro anos. Os vereadores respondem que continuarão gastando menos do que podem e as devoluções de recursos para o Executivo continuarão sendo realizadas, assim como nos últimos anos.