Sistema de Cupom Fiscal será alterado em julho, anuncia Acim
O Superintendente da Associação Comercial e Industrial de Marília (Acim), José Augusto Gomes, recebeu material explicativo sobre a mudança para emissão de nota fiscal a partir de julho, por parte da Secretaria da Fazenda.
O Emissor de Cupom Fiscal, aquela máquina usada pelos lojistas para emitir a nota fiscal para o consumidor, em papel amarelo, vai gradualmente sair do comércio paulista.
A partir do dia 1º de julho deste ano, cerca de 8 mil postos de gasolina e todos os comerciantes que possuem o equipamento com mais de cinco anos de uso serão obrigados a utilizar o chamado Sistema Autenticador e Transmissor de Cupons Fiscais Eletrônicos (SAT-CF-e), instalado em novo equipamento.
“Gradativamente o comércio de uma maneira geral terá que adotar o novo sistema”, comentou o dirigente ao fazer o alerta sobre a mudança. A substituição é muito mais do que uma simples troca de equipamentos. O novo sistema vai permitir que a Secretaria da Fazenda paulista acompanhe diariamente a venda de uma loja, o que, para o fisco, é também uma forma de inibir a sonegação de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).
O SAT-CF-e nada mais é do que um equipamento homologado pelo fisco capaz de transmitir a informação de venda da loja para a Secretaria da Fazenda sem a necessidade de o lojista intervir ou formatar arquivos, como acontece com o aparelho utilizado hoje pelos comerciantes.