Vereador mariliense é uma das vítimas da dengue
O vereador mariliense Luiz Eduardo Nardi, é possivelmente uma das vítimas da epidemia de dengue que vive a cidade de Marília. A reportagem do Marília Notícia conversou por telefone com Nardi, que confirmou que a suspeita é grande.
Morador do bairro Maria Izabel, zona leste da cidade, o vereador afirmou que os sintomas surgiram na última quarta-feira (20). “O pior disso é a tal da febre. Estou em repouso e aos poucos vou melhorando, mas não é fácil, derruba mesmo a gente”, explicou Nardi.
O tempo médio do ciclo é de 5 a 6 dias, e o intervalo entre a picada e a manifestação da doença chama-se período de incubação. É só depois desse período que os sintomas aparecem. Geralmente os sintomas se manifestam a partir do 3° dia depois da picada do mosquito.
Centenas de marilienses estão com dengue. Em menos de um mês a Vigilância Epidemiológica de Marília já contabilizou mais de 600 casos suspeitos. O descuido dos moradores, chuvas, altas temperaturas e a pouca eficiência do poder público na fiscalização da limpeza de terrenos têm colaborado para este quadro. A situação pode se concretizar na pior epidemia da história da cidade.
Agentes comunitários de saúde iniciaram esta semana, um grande mutirão contra a doença. “No total, são 300 agentes percorrendo casas e apartamentos, orientando a população a eliminar criadouros que possam acumular larvas. Com as chuvas e as altas temperaturas, a incidência do mosquito transmissor está aumentando. É preciso um esforço conjunto com a população para a eliminação de criadouros. Vamos atuar em toda a área urbana. Peço a população que colabore, eliminando os objetos que possam acumular água, ambiente favorável à proliferação do mosquito”, destacou o secretário da Saúde, Luiz Takano.