Marília registra dia mais quente do ano e tem alerta para tempestade
Marília registrou o dia mais quente do ano nesta terça-feira (13), de acordo a Somar Meteorologia, que presta serviços para diversas organizações de Defesa Civil.
A temperatura máxima registrada na cidade pela empresa foi de 35,1° C. Foi o dia mais quente registrado desde 11 de outubro de 2017, quando os termômetros mediram 35,8°C.
Em 2018 a data com maior temperatura registrada anteriormente foi 24 de setembro, que teve máxima de 34,5°C.
De acordo com Instituto de Pesquisas Meteorológicas (IPMet), da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Marília deve chegar a 34°C nesta quarta-feira (14).
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMet) emitiu no final da tarde de ontem, com validade até a madrugada de quinta-feira (15), um alerta de perigo de tempestade para diversas cidades, inclusive Marília.
O período de validade do alerta envolve principalmente esta quarta-feira (14). Pode haver, de acordo com o órgão federal, chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 e 100 milímetros no dia.
As condições climáticas podem resultar “em ventos intensos (60-100 Km/h), e queda de granizo”. E também “risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos”.
O IPMet aponta que durante a manhã as chances de precipitações em Marília são nulas. Mas na parte da tarde isso deve mudar. A probabilidade de chuva a partir das 16h é de 55% e aumenta até o começo da noite. Pode chover até 5,1 milímetros, diz o instituto.
Já no feriado de quinta-feira (14) deve chover durante todo o dia até 22,1 milímetros. A instabilidade segue até o começo da semana que vem, de acordo com os radares da Unesp.
A meteorologista Rita de Cássia César Moreira de Cerqueira, do IPMet, explica que entre quarta e sexta-feira (16), uma “frente fria atinge o estado de São Paulo favorecendo a formação de nebulosidade e de chuvas, que poderão ser de forte intensidade, acompanhadas por descargas elétricas, ocorrendo em qualquer região paulista”.
No sábado (17), segundo Rita, a frente fria desloca-se para o Rio de Janeiro, “deixando o céu com nebulosidade no Estado de São Paulo e com áreas de chuvas principalmente, no Norte e Leste do Estado”.
Já no domingo a aproximação de uma nova frente fria deve provocar “nebulosidade e ocorrências de chuvas e trovoadas isoladas a partir da tarde, devido à aproximação de uma nova frente fria”.
Como agir em caso de tempestade?
As instruções são para que, em caso de rajadas de vento a população não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
“Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia” em caso de tempestade, informa o INMet. “Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193)”, diz órgão.