Coordenador do Procon Marília dá dicas para compras na Black Friday
O advogado e coordenador do Procon de Marília, Guilherme Moraes, orienta os consumidores que pretendem comprar pela internet na Black Friday a consultarem a lista de sites que devem ser evitados.
Em português, “sexta-feira negra”, é o dia que inaugura a temporada de compras para o Natal com tradicionais descontos significativos em praticamente todo o comércio.
É realizada sempre na quarta sexta-feira do mês de novembro, um dia após o feriado do Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos. Neste ano cairá no dia 23 de novembro.
O levantamento do Procon pode ser consultado clicando aqui. Moraes explica que estão listados os sites “que já deram problema e não resolveram as questões dos consumidores”.
De acordo com ele, são empresas notadamente utilizadas para burlar o Direito do Consumidor. “Uma relação bastante extensa”, observa o coordenador do Procon Marília.
Outro artifício que deve ser utilizado para evitar “armadilhas” é fazer o acompanhamento das mercadorias de interesse para ver ser realmente foi concedido o desconto no dia 23.
A ideia é afastar o risco de pagar “a metade do dobro” na “Black Fraude”, como dizem as brincadeiras populares.
“Vamos supor que vai comprar um celular. Te dizem que o celular está com 90% de desconto e está lá R$ 1 mil o valor. Mas será que é isso mesmo? Aí você vai ver, semanas antes e o preço estava R$ 1 mil também. Ou seja, não deram desconto nenhum”, explica Guilherme.
A revista Exame, da Editora Abril, recomenda alguns sites onde históricos de preços podem ser consultados. Zoom, Precifica, JáCotei, Black Friday de Verdade, Reclame Aqui, BlackFriday.com.br, Buscapé, SaveMe, Méliuz e Cuponation são indicados.
Atenção
Outros cuidados que devem ser tomados são a impressão de todos os e-mails e mensagens trocadas, recibos de pagamentos e transações financeiras, a oferta e qualquer coisa que envolva a transação.
Caso haja qualquer tipo de problema, essa documentação deve ser levada em duas cópias ao Procon com RG e CPF em mãos para que sejam tomadas as medidas cabíveis no caso de ofensa ao Direito do Consumidor. O endereço em Marília é Avenida das Indústrias, número 294.
“Também se deve observar o prazo de 7 dias para se arrepender de produtos comprados pela internet, mesmo se estiver tudo OK e não houver defeitos. Depois de 7 dias, se houver defeito, é preciso procurar a assistência técnica”, detalha Guilherme sobre trocas.
Observar a quantidade de produtos disponíveis para venda, o prazo para a entrega, cobrança ou não de frete são mais alguns importantes “detalhes” que os consumidores devem observar antes de efetuar a compra.
Alguns dispositivos de segurança, como um pequeno cadeado fechado no navegador enquanto se visita a página e a atualização constante do antivírus são essenciais para evitar vários tipos de golpes.
Sites famosos e Turismo
Com conversa com o MN esta semana, o proprietário da Contextur, Claudio Matarucco, agência de turismo tradicional na cidade e que também inicia a consolidação online, diz que é preciso cuidado em compras nos grandes sites.
“É preciso tomar muito cuidado com as compras em sites famosos, mas que não oferecem um suporte adequado aos clientes. No nosso caso, auxiliamos em todo o planejamento”, diz Claudio.