Prefeito implanta projeto inédito na Rede Municipal de Educação
O prefeito Daniel Alonso vai implantar no início do ano letivo de 2019 o Projeto Inédito Palavra Cantada, que passa a integrar a Rede Municipal de Educação de Marília.
A apresentação do projeto foi realizada na manhã desta sexta-feira (9) no auditório da Secretaria Municipal de Educação para diretores e coordenadores da Rede Municipal de Ensino e contou ainda com as presenças dos secretários municipais Hélter Rogério Bochi (Educação) e André Gomes Pereira (Cultura) e do vereador Cícero do Ceasa.
O projeto BMPC (Brincadeiras Musicais da Palavra Cantada) vai contemplar os alunos da Educação Infantil (de 2 a 5 anos) e do Ensino Fundamental (6 a 10 anos) e possibilita aos professores, sem formação específica, uma experiência musical lúdica e uma aproximação da linguagem musical por meio de práticas musicais reflexivas, proporcionando suporte teórico-conceitual, de forma que os educadores se sintam instigados a ampliar essa experiência com a construção de um ambiente musical na escola.
O projeto proporciona aos professores um resgate e aprendizado de brincadeiras musicais geradoras de diferentes atividades de educação musical, além do trabalho de sensibilização, manuseio dos materiais sonoros, percepção e articulação dos elementos fundamentais.
A coleção é composta dos seguintes itens, que serão entregues a alunos, professores e coordenadores: Educação Infantil – quatro livros do aluno, quatro livros do professor, quatro CDs e quatro DVDs; e Ensino Fundamental – cinco livros do aluno, cinco livros do professor, cinco CDs e cinco DVDs. Haverá ainda dois grandes shows com a equipe da Palavra Cantada, que serão realizados no mês de outubro, para a rede municipal.
A Palavra Cantada é uma dupla musical criada em 1994 pelos músicos e compositores Paulo Tatit e Sandra Peres que, no mesmo ano, constituíram o “selo musical” Palavra Cantada, tornando-se referência na produção musical destinada ao público infantil.
O prefeito Daniel Alonso disse que é mais um grande investimento na Rede Municipal de Educação de Marília, referência no Estado e no país. “Já conhecia a Palavra Cantada e era um sonho trazer esse projeto para a nossa rede municipal. Felizmente conseguimos e tenho certeza que será mais uma ferramenta importante no processo ensino-aprendizagem. Marília é referência na educação municipal, com nota 7,2 no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), e o objetivo da nossa administração é a nossa rede cresça e se desenvolva cada vez mais.
APRESENTAÇÃO
Durante a apresentação do projeto, o secretário Hélter Bochi informou que a equipe da Rede Municipal já será capacitada no mês de dezembro.
“Vamos ter uma aula inaugural, que irá abranger todos os professores da nossa rede, já capacitando a todos para que no início do ano letivo de 2019 já possamos inserir a Palavra Cantada. No mês de outubro, em comemoração ao Dia da Criança, teremos também dois grandes shows da Palavra Cantada no ginásio Neusa Galetti, uma para a Educação Infantil e outro para o Ensino Fundamental. Só temos que agradecer ao prefeito Daniel Alonso, que dá todo apoio e respaldo para que a educação municipal de Marília esteja sempre entre as melhores do país”, disse o secretário.
A inclusão do projeto BMPC na rede municipal de Marília recebeu elogios dos diretores e professores. “O material é de excelente qualidade e vai favorecer muito os alunos da nossa rede. O professor Hélter teve a gentileza de mostrar para a nossa equipe esse material e julgamos como excelente. São brincadeiras musicais e a rede municipal precisava deste investimento. A nossa equipe está muito animada para 2019 para que possamos ofertas aos alunos este material maravilhoso e que vai facilitar o desenvolvimento infantil de forma esplendorosa. Parabenizo o prefeito e o secretário por este investimento na área de educação”, afirmou a diretora da Emei 1,2, Feijão com Arroz, Fabiana Rodrigues Cruvinel, ex-secretária municipal da Educação.
O vereador Cícero do Ceasa fez questão de acompanhar o lançamento do projeto em Marília. “Fiz questão de vir para conhecer o projeto e não tenho dúvidas que será importante para toda a rede municipal de Educação, pois as nossas crianças que serão as mais beneficiadas. É mais um grande investimento da administração do prefeito Daniel Alonso, que não mede esforços para oferecer o melhor para os alunos da rede municipal.”
Já o secretário municipal da Cultura, André Gomes, destacou a importância da Palavra Cantada. “Também sou professor, tenho dois filhos na rede municipal e trata-se de um grande investimento, beneficiando diretamente as nossas crianças e contribuindo para formarmos seres humanos melhores no futuro. Para mim foi uma honra participar do lançamento desse projeto.”