Criminosos se passam pelo presidente da Câmara e aplicam golpe
Estelionatários estão aplicando golpes em Marília no mercado de veículos usados através de mensagens de WhatsApp, se passando pelo atual presidente da Câmara Municipal de Marília, Delegado Wilson Damasceno.
Em um dos casos, após enviar mensagem para a vítima afirmando se tratar do vereador, golpistas simularam depósito referente à aquisição de uma caminhonete e encaminharam falso comprovante de transferência. A vítima acabou entregando o veículo e, depois, descobriu que se tratava de golpe.
A Polícia Civil instaurou boletim de ocorrência e vem investigando o caso. A presidência da Câmara está emitindo este alerta para toda a população.
Conforme informou a vítima M. F. no começo da semana chegou em seu WhatsApp a mensagem do número (14) 9.9759-1958 com uma foto do Delegado Damasceno na tribuna e se passando pelo presidente da Câmara. A partir daí, pelo aplicativo de mensagens, iniciou a negociação para a compra de uma caminhonete que M. F. estava vendendo.
“A todo momento, nos diálogos, a pessoa reiterava que se tratava do presidente da Câmara, que estava interessado na caminhonete e que iria fazer o depósito referente ao valor do veículo”, revelou a vítima.
Os criminosos seguiram na farsa e até mesmo enviaram falsos comprovantes de depósitos e chegaram a marcar um encontro com a vítima na sede da Câmara de Marília na tarde da última terça-feira, dia 30. Antes, porém, com o falso depósito, convenceram a vítima a entregar o veículo. O golpe só foi descoberto quando a vítima esteve na Câmara de Marília para o encontro agendado pelos criminosos.
Boletim de ocorrência foi instaurado e a caminhonete da vítima foi localizada em Mirandópolis. O estelionatário havia vendido o veículo para outra vítima. Novo boletim de ocorrência foi aberto, agora pela Polícia Civil de Mirandópolis.
Entretanto, ontem mesmo, nova negociação via WhatsApp com o número (14) 9.9759-1958 e com os golpistas se passando pelo Delegado Damasceno foi descoberta. Mas desta vez a vítima não entregou o veículo, um Eco Sport, pois antes de concretizar a venda ligou na Câmara de Marília e procurou pelo presidente.
Garagistas, vendedores e proprietários de veículos que estejam comercializando seus automóveis devem ficar bem atentos e comunicarem a polícia se receberem mensagens de pessoas se passando pelo vereador Delegado Damasceno ou qualquer outra autoridade.
Antes de qualquer negociação, o recomendável é checar o número e não dar prosseguimento. No caso referente à caminhonete recuperada em Mirandópolis, os golpistas chegaram até abrir uma conta no Banco do Brasil utilizando o nome do delegado Damasceno e o veículo havia sido anunciado no site OLX.