Homem leva multa pesada por maus tratos contra animais
Seis pássaros silvestres e sete galos utilizados para rinhas, foram apreendidos pela Polícia Ambiental presos em um cativeiro na tarde desta segunda-feira (15) em Marília.
De acordo com as informações da polícia, uma equipe fazia patrulhamento de rotina por uma vicinal no bairro Centro Mesquita, às margens da Rodovia SP-333. Em certo ponto, os policiais avistaram na varanda de um sítio algumas gaiolas, o que gerou a desconfiança e a fiscalização da propriedade.
Foram encontrados três canários da terra, dois sabiás pardos e um tico-tico rei sem as devidas licenças para criação em cativeiro. Além disso, mais sete galos foram localizados já debilitados, sem comida, sem água e em péssimas condições de higiene. Buchas e biqueiras, que serviam para o treino dos galos para rinhas, também foram apreendidas.
Como os pássaros tinham sido capturados recentemente, foram soltos na natureza. Somente um, que estava em uma situação pior, receberá cuidados veterinários.
O empregado do sítio, Eduardo Ramos Julio, de 31 anos, recebeu multa de R$ 24 mil por manter pássaros em cativeiro sem autorização e maus tratos. Ele responderá o processo em liberdade.