Após vacinar quase 13 mil animais, campanha antirrábica vai para zona sul
Com mobilização nas zonas leste e oeste de Marília, o sábado (22) foi de muito trabalho para as equipes da Secretaria Municipal da Saúde, reforçadas pelos alunos e docentes do curso de Medicina Veterinária da Unimar (Universidade de Marília). Foram vacinados contra raiva 6,2 mil animais entre cães e gatos.
Neste sábado (dia 29), a campanha acontece na zona sul da cidade, com postos de vacina em 23 locais, das 9h às 17h (veja a relação completa em anexo). Desde o início da campanha, já foram vacinados em Marília 12,6 mil animais em Marília.
O veterinário Lupércio Garrido Neto, da equipe da Divisão de Zoonoses de Marília, considera o número satisfatório. É o melhor resultado dos últimos anos. Em 2016 foram vacinados 5.867 mil no mesmo território e no ano passado 5.000 (sob chuvas intensas).
Ele lembra que, ao longo de todo o ano, é grande a procura pela vacina também nas clínicas particulares. “A vacina oferecida pelo SUS (Sistema Único de Saúde) não tem diferença da ofertada nas clínicas. O custo é relativamente baixo. Por isso, quem já tem uma rotina de cuidados com os animais na rede privada, muitas vezes não busca a campanha”, disse.
Lupércio explica ainda que a adesão é sempre menor entre as pessoas que tem felinos. Nas regiões leste/oeste foram vacinados 5.433 cães e 809 gatos. Apesar da “tradição” da maior cobertura de cães, a doença pode acometer e ser transmitida por ambos os mamíferos.
Após concluída a área urbana neste próximo final de semana, as equipes trabalharão nos distritos (06 de outubro). Os responsáveis por cães e gatos no centro que ainda não procuraram nenhum posto de vacina, podem recorrer aos locais da zona sul neste sábado (29).
“É importante que a população não deixe de levar os animais porque a vacina é considerado o meio mais eficaz para mantermos a raiva sob controle”, afirmou Lupércio.
PARCERIA
Para obter sucesso na campanha, a Secretaria Municipal da Saúde conta com o apoio de alunos e docentes do curso de Medicina Veterinária da Unimar, além da colaboração de comerciantes e responsáveis por locais estratégicos, como escolas.
A estimativa atual no Estado de São Paulo é um cão para cada quatro habitantes. Em relação aos gatos, estima-se em um felino para cada 15 moradores. Com base nessa proporção, Marília teria hoje cerca de 74,4 mil animais.
RAIVA MATA
A raiva é uma doença infecciosa que ainda mata, no mundo, cerca de 70 mil pessoas por ano. É transmitida apenas por mamíferos, através da mordida do animal infectado com o vírus do gênero Lyssavirus. Na região de Marília, há registros em bubalinos e equinos, infectados por morcegos hematófagos.
Garrido lembra que o último caso de raiva canina na cidade foi notificado em setembro de 2000. O intervalo de 18 anos sem nenhum caso decorre das ações que incluem a campanha de vacinação, por isso a importância de levar o animal de estimação para aplicação da dose.