Chuva chega em Marília depois de um mês e meio de estiagem
Marília completou 45 dias sem chuvas até a madrugada desta sexta-feira (3), quando a estiagem foi interrompida por precipitações que registraram 16,5 milímetros nos pluviômetros da empresa que presta serviços meteorológicos para a Defesa Civil do Estado.
Os chuviscos que eventualmente tenham sido sentidos em alguns pontos do município no período, sequer foram registrados pelos aparelhos. O último dia com chuva teria sido 16 de junho, mês em que as chuvas somaram apenas 11,3 milímetros.
Julho passou completamente seco por Marília, e um inverno com temperaturas acima da média e muitas queimadas, como mostrou reportagem do Marília Notícia.
A qualidade do ar foi considerada “moderada” em pelo menos 1/3 do mês passado, algo atípico para o município.
Agora as chuvas devem continuar por mais alguns dias, de acordo com a previsão da Defesa Civil. Para esta sexta ainda são esperados um total de 24 milímetros, sábado (4) dez e domingo (5) sete.
Depois de três dias de tempo nublado, mas sem precipitações, e poucas nuvens – entre segunda (6) e quarta (8), novas pancadas estão previstas.
As temperaturas que vinham acima da média também devem finalmente cair. No final de semana a mínima deve ser de 13ºC e as máximas em 25ºC. Mas depois de terça volta a esquentar, de acordo com a previsão.
Ipmet
O Instituto de Pesquisas Meteorológicas da Unesp de Bauru tem previsão parecida para os próximos dias, com pequenas variações.
O meteorologista Thiago Guerreiro Ferreira explica que nesta sexta “novas áreas de instabilidade chegam ao o estado de São Paulo, deixando o Tempo chuvoso na grande maioria do estado paulista. As temperaturas permanecem baixas”.
De acordo com ele, no sábado “áreas de instabilidade continuam atuando no estado de São Paulo, deixando o Tempo chuvoso no estado no decorrer do dia, principalmente no período da manhã. Temperaturas em elevação.”
Já no domingo o “tempo permanece instável sobre o estado com previsão de chuvas isoladas no decorrer do período”.