MN Logo

11 anos. Mais de 100 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
sex. 27 jul. 2018

Prefeitura convoca e capacita 85 agentes de endemias concursados

por Amanda Brandão

Parte do grupo convocado, durante capacitação promovida pela Secretaria da Saúde (Foto: Divulgação)

Já estão em campo na cidade de Marília novos ACEs (Agentes de Controle de Endemias), aprovados em curso público promovido pela Fundação Vunesp. A prova foi aplicada em dezembro de 2017. O processo de convocação e preenchimento das vagas, quando concluído, acrescentará à Secretaria Municipal da Saúde 85 servidores na função.

Os trabalhadores efetivos estão ocupando vagas que foram abertas no final do primeiro semestre deste ano, quando acabou o prazo dos contratos de trabalho (um ano, prorrogado por igual período), do processo seletivo de 2016.

Conforme o prefeito Daniel Alonso, trata-se de valorização do servidor. “Diferente dos contratos com prazo determinado, agora são servidores municipais efetivos. Isso dá mais segurança ao município e também aos próprios trabalhadores”, disse o chefe do Executivo.

Os ACEs têm, entre outras atribuições, a responsabilidade de desenvolver ações educativas e de mobilização da comunidade relativas à prevenção e ao controle de doenças e agravos à saúde. O trabalho é feito com pesquisas, levantamentos e ações articuladas na comunidade, principalmente, em visitas domiciliares e espaços coletivos.

Formação

A Prefeitura de Marília, por meio da Divisão de Zoonoses, com apoio de outros órgãos da administração municipal e Sucen (Superintendência de Controle de Endemias), promoveu um curso de capacitação. O veterinário Lupércio Garrido Neto, que atua na Secretaria Municipal da Saúde, foi um dos instrutores.

Divididos em grupos, os novos servidores tiveram carga horária de 40 horas sobre controle de vetores; insetos de importância médica; introdutório das principais zoonoses regionais; posse responsável; animais sinantrópicos, peçonhentos e venenosos.

Nas lições aprenderam também sobre a estrutura do SUS (Sistema Único de Saúde); estrutura do serviço municipal de Saúde e conceitos básicos de Vigilância Epidemiológica.

A Corregedora do Município, Valquíria Galo Febrônio Alves, ministrou uma palestra sobre Código de Ética do Serviço Público e legislações pertinentes, voltado para novos servidores.

Rafael Colombo, supervisor de saúde responsável pelas equipes, destaca que o trabalho já está sendo feito nas ruas. Ele explica que cada agente é territorializado, ou seja, atua numa área específica da cidade, o que permite conhecimento da realidade da microrregião e vínculo com os moradores.

“O trabalho de controle de vetores é complexo e também está muito relacionado à confiança. Então pedimos à população que receba bem estes novos agentes, procure conhecer quem são os ACEs de sua região e colabore para o controle de vetores, fazendo a sua parte”, destacou.

Reforço na Saúde

Desde o início do processo de convocação dos servidores aprovados no concurso de 2017, a Saúde já integrou dezenas de trabalhadores nos cargos de Supervisor de Saúde, Técnico de Enfermagem, Enfermeiro, Psiquiatra Infantil, Psicólogo e Terapeuta Ocupacional.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Morre educador e ex-vereador Agenor Perineti, aos 79 anos, em Marília
  • 2
    Acusado de invadir residência, agredir morador e roubar carro é preso pela PM
  • 3
    Acidente envolvendo carro e carreta mata ex-vereador na região
  • 4
    Homem em situação de rua, que recebia ajuda, trai a confiança, assalta e agride benfeitor

Escolhas do editor

DEMOGRAFIA MÉDICA
Região de Marília tem 3,32 médicos para cada mil habitantesRegião de Marília tem 3,32 médicos para cada mil habitantes
Região de Marília tem 3,32 médicos para cada mil habitantes
Super Férias do Sesi volta em janeiro com quatro semanas intensas de atividadesSuper Férias do Sesi volta em janeiro com quatro semanas intensas de atividades
Super Férias do Sesi volta em janeiro com quatro semanas intensas de atividades
ADMINISTRAÇÃO
Vinicius propõe elevar multa e retirar posse sobre animal soltoVinicius propõe elevar multa e retirar posse sobre animal solto
Vinicius propõe elevar multa e retirar posse sobre animal solto
MEMÓRIA
Morre educador e ex-vereador Agenor Perineti, aos 79 anos, em MaríliaMorre educador e ex-vereador Agenor Perineti, aos 79 anos, em Marília
Morre educador e ex-vereador Agenor Perineti, aos 79 anos, em Marília

Últimas notícias

Região de Marília tem 3,32 médicos para cada mil habitantes
Estado de São Paulo confirma segundo caso de sarampo em 2025
Super Férias do Sesi volta em janeiro com quatro semanas intensas de atividades
Baixa pontuação faz Marília perder certificação ambiental estadual

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2025

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie