Rodovia SP-333 terá pedágio e novos radares em breve
Ainda não há data definida, mas a expectativa é de que em breve o pedágio de Marília no quilômetro 314 da rodovia Dona Leonor Mendes de Barros (SP-333) deverá estar em funcionamento. Por fora, a praça está praticamente acabada.
A entrega das obras de duplicação que se arrastam há anos, mas só foram assumidas pela concessionária Entrevias em 2017, é uma exigência para que as cobranças dos motoristas possam ser iniciadas.
A conclusão está prevista para o mês que vem, mas informações extraoficiais de dentro da Entrevias indicam que os gestores querem tudo pronto até o fim de junho.
No entanto, a concessionária explicou ao Marília Notícia que a entrega das obras não significa a imediata entrada em funcionamento das cancelas.
Quem define a data para começar a operação do pedágio, após aprovação das melhorias feitas na rodovia e outros procedimentos, é a Agência de Transportes de São Paulo (Artesp).
Procurada pela reportagem, a informação oficial da agência foi de que “ainda não há definição sobre a data de início do funcionamento das praças de pedágio na SP-333”.
Sobre as obras tocadas pela concessionária Entrevias, a Artesp afirma que “são acompanhadas diariamente para verificação do cumprimento de todos os itens estabelecidos no contrato de concessão”.
Sobre os valores que serão praticados, a Entrevias informou que a Artesp deve divulgar essa informação. No entanto, a agência não respondeu especificamente a esse questionamento feito pela reportagem.
Quando esteve em Marília em junho de 2017 o ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB) anunciou os valores para quatro praças de pedágio abrangidas pela Entrevias.
O valor cobrado em Marília, segundo o tucano, será de R$ 6,80. A barreira isolará marilienses que vivem ou têm propriedade na Fazenda do Estado. Os outros pedágios ficarão em Pongaí (R$ 6,70), Echaporã (R$ 4,80) e Florínea (R$ 7,10).
Existe a possibilidade prevista em contrato de adoção de tarifas flexíveis, com preços menores nos horários com menos tráfego, por exemplo.
Radares
Outra novidade é a instalação de mais dois pontos de radares de velocidade na rodovia do Contorno, que além da SP-333 também abrange a SP-294.
A fixação dos postes onde os aparelhos serão posicionados foi iniciada nesta semana, nas zonas Oeste e Norte. No entanto, não foi dada data para início de funcionamento.
De acordo com a Entrevias a operação dos radares depende de homologação do Inmetro e Departamento de Estradas de Rodagem.
Concessionária
“A Entrevias Concessionária de Rodovias informa que as obras de construção das quatro praças de pedágio na SP-333, entre Florínia e Borborema, estão dentro do cronograma fixado entre a Concessionária e a Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) e encontram-se fase de conclusão.
O início da operação dos pedágios ficará condicionado à aprovação da Artesp, conforme previsto no contrato de concessão firmado com o Governo do Estado de São Paulo. A Entrevias ressalta ainda que a fixação das tarifas que serão aplicadas em cada praça sob administração da Concessionária também será definida e divulgada pela Agência Reguladora.
A Concessionária informa também que equipamentos de contagem de veículos, radares e de sistema de internet sem fio estão em fase de instalação em pontos estratégicos da SP-333 Dona Leonor Mendes de Barros e da SP-294 Comandante João Ribeiro de Barros.
O trecho da SP-294, nas proximidades da Vila Coimbra e Estádio Pedro Sola, em Marília, contará com dois equipamentos de registro de velocidade.
O número de aparelhos operantes, as demais localizações ao longo da rodovia e a velocidade para o trecho estão em fase de análise. A medida atende determinação do contrato de concessão para a segurança dos usuários das rodovias, contribuindo para a prevenção de acidentes”.