Confirmado o primeiro caso de febre Chikungunya em Marília
O primeiro caso de febre chikungunya registrado em Marília foi confirmado nesta semana. Trata-se de uma mulher, residente na zona leste, que esteve em Porto Rico e chegou à Marília com os sintomas. O caso foi confirmado pela Secretaria de Saúde da cidade.
Segundo Rachel Ramirez, Supervisora da Vigilância Epidemiológica, o material coletado da paciente foi enviado ao Instituto Adolfo Lutz em São Paulo.
Atendendo ao protocolo do Ministério da Saúde, a secretaria já está realizando ações de bloqueio e investigação na área para evitar eventuais transmissões. A doença é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypt, o mesmo da dengue.
A chikungunya é uma doença nova no Brasil, trazida por casos importados, principalmente ao norte e nordeste do país. Os sintomas são os mesmos da dengue, porém mais dolorosos e até mais duradouros. Em idosos, quando a infecção é associada a outros problemas de saúde pode contribuir para a morte.
“É fundamental que a população continue eliminando os criadouros dos mosquitos. Com isso, estará controlando a dengue e agora, contribuindo também para se evitar a proliferação da nova doença. Também é importante ficar em alerta quando for viajar para áreas onde a infestação é grande, tanto no Brasil como no exterior”, finalizou Rachel.