Prefeitura realiza cadastro de todas as nascentes do município
A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e de Limpeza Pública, está realizando o cadastramento de todas as nascentes do município, localizando e identificando cada uma, através de Georreferenciamento, no maior trabalho realizado sobre o tema na história do município.
Atualmente nenhum órgão público, em esferas municipal, estadual ou federal dispõe desta identificação, o que dificulta o trabalho de preservação destas nascentes.
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente e de Limpeza Pública, por meio da Divisão do Meio Ambiente, vem realizando este levantamento desde o mês de março, quando se comemorou o Dia Mundial da Água, através de mapeamento por satélite, em que cada uma vem recebendo seu projeto de cercamento da área e plantio de mata ciliar em busca de preservar este patrimônio mundial.
Os trabalhos são realizados em parceria da Secretaria do Meio Ambiente e de Limpeza Pública, com elaboração e execução do projeto, com a Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, com doação de mudas variadas, sendo que ainda recebem a colaboração técnica do Daem (Departamento de Água e Esgoto de Marília), no intuito de que os resultados sejam plenamente satisfatórios, tanto na preservação da qualidade da água, como no cercamento da área e recomposição de mata ciliar onde se fizer necessário.
O cercamento evitará a entrada de animais de grande porte e o acúmulo de materiais nocivos, como descartes de entulhos e resíduos de construção civil, bem como demais materiais prejudiciais ao meio ambiente, evitando o assoreamento e a contaminação das nascentes.
Em estágio avançado, o Georreferenciamento tem prazo final para conclusão em aproximadamente 10 dias, em que os trabalhos de cercamento e plantio serão iniciados em grande escala, priorizando-se por ordem de degradação e necessidade rápida de intervenção, evitando danos maiores às nascentes que já demonstrem algum impacto ambiental negativo. As nascentes já identificadas estão recebendo a intervenção ambiental.
A administração municipal vem tratando do assunto de forma atuante, já identificando e preservando as nascentes localizadas, e, ainda, vem desenvolvendo um projeto junto ao Governo Estadual, denominado “Projeto Nascentes”, onde está em busca de recursos para expansão da preservação de áreas verdes do município, aliando a conservação de recursos hídricos à proteção da biodiversidade. Confira link: http://www.ambiente.sp.gov.br/programanascentes/.
Atualmente, a Secretaria do Meio Ambiente e de Limpeza Pública vem reflorestando e recuperando o córrego Caingangue, um importante afluente do rio Aguapeí. Com projeto para plantio de 30 mil árvores, esta recuperação de mata ciliar dá início aos trabalhos de identificação e preservação de todos os recursos hídricos do município, servindo como modelo para preservação das demais nascentes.
O córrego Caingangue foi escolhido por ser um importante afluente do rio Aguapeí, com concentração de fragmentos florestais de maior extensão da nossa região.
A recuperação de áreas como essa possui uma probabilidade maior de preservar a variabilidade genética da fauna e da flora, reduzindo o risco de extinção de várias espécies nativas. Com isso, a mata ciliar preserva não só o rio, mas também as espécies variadas de fauna e flora que habitam a região.
Além deste trabalho em campo, também são realizadas palestras educacionais aos alunos das Emeis (Escolas Municipais de Educação Infantil) e Emefs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental), através do Centro de Educação Ambiental, localizado no Bosque Municipal, com o objetivo de desenvolver a consciência ambiental desde cedo nos pequenos cidadãos sobre temas variados referentes a questões ambientais.
Mais informações e sugestões sobre o projeto podem ser obtidas pelo telefone (14) 3454-3400, com Cassiano Rodrigues Leite.