Assistência Social se reúne no Trieste Cavichioli
A Sads (Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social) promoveu uma reunião na última semana, no Jardim Trieste Cavichioli, no distrito de Padre Nóbrega, quando teve a oportunidade de ouvir as reivindicações da população.
A secretária Wania Lombardi afirmou que foram vários pedidos da comunidade, desde uma simples capinação à construção de escola e posto de saúde, comprometendo-se a levar as reivindicações de outras pastas aos respectivos secretários.
Sobre a Sads, Wania destacou a reformulação e modernização da pasta para atender a população sem clientelismo. Falou sobre o Cras (Centro de Referência em Assistência Social), sobre o SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo), também conhecido como Casa do Pequeno Cidadão, da reestruturação do Programa Viva Leite, dentre outros serviços ofertados pela secretaria.
A equipe do Setor de Projetos Sociais em Habitação, responsável pelos Projetos Sociais de Habitação de Interesse Social do PMCMV (Programa Minha Casa Minha Vida Faixa I), no qual o bairro se enquadra, esteve presente junto com a secretária e apresentou aos moradores o trabalhado que vem sendo desenvolvido, explicando a importância e do resgate que tem sido feito, uma vez que este trabalho deveria ter sido realizado concomitantemente com a execução e entrega da obra.
Projeto esportivo em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude, cursos de capacitação e geração de renda, dentre outros, estão sendo elaborados para execução no bairro, tão logo sejam aprovados pela Caixa Econômica Federal, que é o órgão gestor e fiscalizador do programa.
“A reunião foi muito produtiva, os participantes muito interessados e receptivos”, disse Wania Lombardi, que já pré-agendou uma nova reunião para aproximadamente 40 dias, tempo necessário para as lideranças se organizarem e levantarem as demandas do bairro.
Uma das ações imediatas a serem implementadas será o Cras volante, que levará serviços e profissionais da SADS para realização de busca ativa e atendimento in loco das famílias, e, em especial, daquelas em situação de vulnerabilidade social.
“Não trabalhamos com promessas. Atuamos com situações concretas. Trabalhamos com a realidade dentro das possibilidades e sempre respeitando as diretrizes dos programas sociais que são muito rígidas e obedecem a uma série de normas para que sejam aprovadas pela Caixa Econômica Federal no caso específico da Habitação de Interesse Social. Não estamos fazendo nenhum favor a estas pessoas, apenas cumprindo com nossa obrigação que é servir à população”, afirmou a secretária.
Este mesmo trabalho já foi realizado no bairro Marina Moretti e terá continuidade atendendo aos bairros Altos da Nova Marília e residencial São Bento, ambos localizados na zona sul.