Varejo na região elimina 384 empregos em 1 ano
Em setembro, o comércio varejista na região de Marília criou 7 postos de trabalho, resultado de 1.520 admissões contra 1.513 desligamentos.
Em 12 meses, foram eliminados 384 empregos com carteira assinada, o que levou a um recuo, na comparação com o mesmo mês do ano anterior, de 0,8% do estoque total, atingindo 46.843 trabalhadores formais no mês.
As informações são da Pesquisa de Emprego no Comércio Varejista do Estado de São Paulo (PESP), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), elaborada com base nos dados do Ministério do Trabalho, por meio do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e o impacto do seu resultado no estoque estabelecido de trabalhadores no Estado de São Paulo, obtido com base na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).
Entre as nove atividades analisadas, apenas os segmentos de farmácias e perfumarias (2,4%) e lojas de eletrodomésticos e eletrônicos e lojas de departamento (2,3%) apresentaram crescimento no estoque total de empregados em setembro na comparação com o mesmo mês do ano passado. As maiores quedas foram observadas nos segmentos de lojas de móveis e decoração (-5,3%) e de concessionárias de veículos (-2%).
“Mesmo com um número relativamente baixo de demissões, o ambiente econômico permanece desafiador. A expectativa é que os próximos meses não registrem um grande saldo positivo por causa das contratações temporárias do fim de ano, o que irá prejudicar a saúde financeira da população de nossa região”, destaca Pedro Pavão, presidente do Sincomercio Marília.
Desempenho estadual
Em setembro, foram criados 49 novos postos de trabalho no comércio varejista no Estado de São Paulo, resultado 70.489 admissões contra 70.440 desligamentos. Ainda que o resultado tenha sido residual, em decorrência do tamanho do estoque ativo no varejo estadual de 2.065.957 trabalhadores, vale ressaltar que é o terceiro mês consecutivo que o setor gerou empregos formais, sendo o maior saldo para o mês de setembro desde 2014. No acumulado dos últimos 12 meses, foram extintos 3.102 empregos com carteira assinada, número bem inferior ao apurado entre outubro de 2015 e setembro de 2016, quando foram perdidos 60.563 vínculos celetistas.
Nota metodológica
A Pesquisa de Emprego no Comércio Varejista do Estado de São Paulo (PESP) analisa o nível de emprego do comércio varejista. O campo de atuação está estratificado em 16 regiões do Estado de São Paulo e nove atividades do varejo: autopeças e acessórios; concessionárias de veículos; farmácias e perfumarias; lojas de eletrodomésticos e eletrônicos e lojas de departamento; matérias de construção; lojas de móveis e decoração; lojas de vestuário, tecido e calçados; supermercado e outras atividades. As informações são extraídas dos registros do Ministério do Trabalho, por meio do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e o impacto do seu resultado no estoque estabelecido de trabalhadores no Estado de São Paulo, com base na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).