Menor acusado de esfaquear idosa vai para Fundação Casa
Foi encaminhado para a Fundação Casa de Lins nesta quinta-feira (19) o adolescente de 16 anos acusado de esfaquear o pescoço de uma idosa de 71 anos em propriedade rural no distrito mariliense de Lácio. Na ocasião ele roubou o carro do filho da vítima.
Na última quarta-feira (18) o adolescente, que havia ficado cinco dias em ala separada na cadeia de São Pedro do Turvo, havia sido liberado pela Justiça para sua mãe. A informação era de que não havia vaga na Fundação Casa de Marília. Ele foi solto no começo da madrugada de quinta e novamente apreendido mais tarde no mesmo dia.
Na quinta, a Vara da Infância e Juventude deu outra determinação: que o menor fosse levado de volta para a cadeia de São Pedro do Turvo ou para a Fundação Casa de Lins (distante 74,8 quilômetros de Marília) – o que foi feito.
Ainda na quinta-feira, a reportagem havia tentado conseguir detalhes sobre a soltura na Vara responsável, mas a informação foi de que todos os processos que correm ali são sigilosos.
Procurada pelo Marília Notícia, a assessoria de imprensa da Fundação Casa afirmou que o rapaz foi solto por um erro do cartório da Vara da Infância e Juventude de Marília, que teria enviado e-mail para endereço eletrônico errado.
A informação da Fundação Casa é de que em Marília são 101 vagas e 95 delas estão ocupadas. Ou seja, teriam vagas para o menor acusado.
Facada
O rapaz foi apreendido pela PM na tarde da última sexta-feira (13). De acordo com o boletim de ocorrência registrado na ocasião, o menor teria se aproximado da casa na propriedade onde a idosa vive por volta das 13h e pedido para ela um pouco de água.
A idosa atendeu ao pedido e em seguida foi imobilizada, teve as mãos amarradas e foi esfaqueada após dizer que não sabia onde estavam as chaves do automóvel Chevrolet Astra que o jovem exigia.
A vítima foi deixada no chão enquanto o adolescente invadiu a casa existente no sítio, encontrou as chaves e foi embora com o automóvel que desejava.
O filho da vítima, de 31 anos, e dono do automóvel que havia sido subtraído, chegou na propriedade por volta das 17h30 e encontrou a mãe ferida ainda no chão onde havia sido deixada. Ela foi internada no Hospital das Clínicas com perfuração na traqueia.
Detido
A PM foi acionada e iniciou buscas na região. Por volta das 20h30 o carro foi achado em outro sítio no distrito. Os moradores disseram que o menor, conhecido deles, deixou o automóvel no local por volta das 14h30 alegando que o veículo era de um parente.
Os policiais se dirigiram até a casa do adolescente, na área urbana do distrito. O rapaz foi encontrado e assumiu os atos, entregou a chave do carro que estava em cima de um armário e disse que a faca utilizada estava no interior do veículo.