A Prefeitura de Marília realiza neste sábado (7) o ‘Dia D de Vacinação contra a Dengue’, com atendimento voltado a crianças e adolescentes de 6 a 16 anos de idade. A ação é promovida pela Secretaria Municipal da Saúde e contará com postos de vacinação em diferentes regiões da cidade, segundo informou a administração municipal.
Na área central, a vacinação ocorre no cruzamento da rua 9 de Julho com a avenida Tancredo Neves, das 9h às 17h. Já nas regiões sul e norte, os atendimentos serão realizados no Esmeralda Shopping e no Marília Shopping, respectivamente, das 13h às 19h.
Na zona oeste, a sede administrativa do Projeto Lumiar, localizada na rua Jupira Souto, nº 133, no bairro Argollo Ferrão, funcionará como ponto de apoio para moradores da comunidade e áreas adjacentes. No local, além da vacinação, estão previstas, das 8h às 12h, ações de saúde como exame preventivo (Papanicolau), orientações sobre métodos contraceptivos, inserção e acompanhamento de DIU, atendimento em saúde bucal e atividades direcionadas a crianças e adolescentes.
A coordenadora de Vigilâncias da Secretaria Municipal da Saúde, Thaís Leatti, informou que a vacinação contra a dengue será ampliada ao longo do mês.
“Além disso, durante o mês de fevereiro, todas as unidades de saúde do município seguirão oficialmente, com a informação de ampliação da vacinação contra a dengue, devendo orientar adequadamente os usuários quanto ao público-alvo e às ações programadas”, afirmou Thaís.
A secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio, destacou a importância da ação para a prevenção da doença.
“Estamos estendendo a abrangência do público-alvo e facilitando a imunização de mais crianças e adolescentes. Pedimos aos pais e responsáveis que se dirijam a estes locais com a caderneta de vacinação e um documento de identificação dos menores. Reforçamos que o melhor remédio é a prevenção”, disse Paloma.
Durante o sábado, a Secretaria Municipal da Saúde também promoverá ações educativas por meio da Divisão de Zoonoses. As orientações sobre combate e prevenção ao mosquito Aedes aegypti ocorrerão nos quatro locais da campanha: ilha da rua 9 de Julho, Projeto Lumiar, Marília Shopping e Esmeralda Shopping.
Segundo a secretaria, oito agentes de saúde e quatro supervisores participarão das atividades, com exposição do “mosquitóforo”, distribuição de panfletos informativos, orientações sobre vistoria domiciliar e recebimento de denúncias de possíveis focos do mosquito.
“Todas estas nossas ações buscam atender a população que mais precisa do SUS e oferecer uma atuação mais humanizada e acolhedora. A pedido do prefeito Vinicius Camarinha, estamos levando este cuidado para todas as regiões da nossa cidade”, finalizou Paloma Libanio.