5ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Com Deficiência reúne 250 pessoas
A Prefeitura Municipal de Marília realizou, através da Secretaria de Direitos Humanos e em parceria com o Conselho das Pessoas com Deficiência, a 5ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, na última quinta-feira (28), com a presença de 250 pessoas. O evento promoveu debates e mobilização sobre a causa na cidade.
A conferência foi marcada por apresentações cativantes de importantes instituições que trabalham para promover a inclusão e o bem-estar das pessoas com deficiência em Marília. O secretário estadual, Marcos da Costa, abordou questões cruciais relacionadas à inclusão, acessibilidade e igualdade de oportunidades para pessoas com deficiência e trouxe insights valiosos para as discussões posteriores.
Já a vice-presidente do Conselho Estadual dos Assuntos da Pessoa com Deficiência, Ariani Queiroz de Sá, destacou a importância do comprometimento de todos os níveis de governo e da sociedade civil na promoção dos direitos das pessoas com deficiência.
Após uma manhã produtiva, com exposições, shows, coffee, rodadas de discussões e trocas de ideias, os participantes votaram em propostas destinadas a fortalecer os direitos e a qualidade de vida das pessoas com deficiência em todos os níveis governamentais. Além disso, foram eleitos delegados que representarão o município na conferência estadual, agendada para março de 2024.
A secretária municipal de Direitos Humanos de Marília, Wania Lombardi, fez uma avaliação muito positiva do evento.
“Cumprimos o objetivo que era fazer uma conferência inclusiva, acessível, democrática e participativa. A ausência de outros eventos desse tipo deixou por muito tempo uma lacuna que agora conseguimos preencher, com tantas autoridades presentes, e principalmente as entidades, famílias e as pessoas com deficiência que tiveram a oportunidade de ter um debate extremamente produtivo. Foi uma oportunidade valiosa para que fossem ouvidas pela sociedade e autoridades e despertar a consciência de todos para podermos conseguir políticas públicas mais inclusivas, combater o preconceito e o capacitismo, gerar ideias, trazer recursos, convênios, inclusão produtiva e inovação”, comentou Lombardi.
A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Com Deficiência de Marília, Célia Castro salientou que o evento foi um sucesso. “As autoridades que estiveram presentes demonstraram um compromisso genuíno com o tema das Pessoas com Deficiência. Isso é extremamente positivo, pois sinaliza que podemos confiar neles para desenvolver políticas que beneficiem e melhorem a qualidade de vida dessa população. Foi inspirador ver os participantes se unirem em um ambiente de total integração, compartilhando conhecimentos e impulsionando a produtividade em diversas áreas”, afirmou Castro.
A 5ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Marília reuniu diversas autoridades. Estiveram presentes o secretário estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa, vice-presidente do Conselho de Assuntos para Pessoas com Deficiência, Ariani Queiroz de Sá, promotor de Justiça, Dr Oriel da Rocha Queiroz, vereadores Marcos Rezende (PSD), Dr Elio Ajeka (PP), Vânia Ramos (Republicanos), Professora Daniela (PL) e Evandro Galete (PSDB), vice-prefeito Cícero do Ceasa (PL), secretários municipais e presidentes e dirigentes de entidades, hospitais, universidades, grandes empresas, clubes de serviços, representantes da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e grupos representantes da população defensores dos direitos das pessoas com deficiência.