Dieta para o carnaval para encarar a maratona de folia
Festejar por vários dias seguidos exige muita (mas muita!) energia, seja para sambar na avenida, seguir o trio elétrico ou divertir-se nos blocos de rua. Para ter disposição para tanto agito, é fundamental adotar uma alimentação equilibrada. Pensando nisso, preparamos um guia com dicas de dieta para o carnaval valiosíssimas – assim, você poderá curtir muito mais a folia. Coma bem e terá pique para dar e vender!
Antes: prepare o corpo
Para ficarem bem no biquíni ou na fantasia, muitas mulheres fazem loucuras e adotam dietas extremamente restritivas. Não caia nessa! Esses cardápios malucos envolvem cortes radicais, especialmente de carboidratos – que é o principal combustível do organismo. Para sambar a todo vapor, recorra à versão composta deste macronutriente, encontrada em alimentos integrais, frutas, batata-doce e tubérculos, como batata e inhame. Apostar em proteínas também é superimportante, pois elas constroem e mantêm os músculos.
Durante: mantenha o pique
O segredo para manter o gás durante todo o carnaval está no prato. Por isso, em vez de recorrer ao macarrão instantâneo ou a sanduíches, alimente-se bem. Aqui, vale novamente investir em carboidratos complexos, os combustíveis para a badalação, e proteínas, que protegerão o músculo do esforço excessivo. Outro item essencial são as gorduras boas, fonte de energia e antioxidantes e que compensam o desgaste físico típico da época. Elas são facilmente encontradas em nozes, castanhas e amêndoas – que, assim como frutas desidratadas, barras de cereais, mix de sementes e cookies integrais, são ótimas opções de lanchinhos.
É muito importante comer de três em três horas e carregar lanches práticos e saudáveis na bolsa. Antes de ir para a farra, tome um café da manhã reforçado: uma fruta, um cereal, uma proteína e um carboidrato integral compõem um desjejum leve e completo. Aliás, nada de exagerar em pratos de difícil digestão, como aqueles extremamente gordurosos.
Passar calor, enfrentar multidões e se mexer intensamente certamente a farão suar para valer. Nisso, além de perder água, também se vão preciosos sais minerais. Como consequência, você poderá ter cãibras, sonolência, cansaço, tonturas e até desmaios! Por isso, grude em sua garrafa d’água e não a largue mais – alguns goles a cada meia hora serão suficientes. Também é possível repor líquidos com água de coco e chás gelados naturais
Depois: detox!
Salve-se do cansaço e da ressaca adotando um cardápio que recupere o fígado, órgão que mais sofre nessa fase. Alguns nutrientes-chave, como vitaminas do complexo B (ovos, aves, peixes e laticínios), fibras (frutas, verduras e legumes em geral), glicose (cereais e grãos integrais e tubérculos), zinco (nozes, aves, peixes e sementes) e glutationa (vegetais verde-escuros, abacate e chá-verde) têm o poder de revigorar o organismo, recuperando músculos e pele, dando energia e restabelecendo a saúde do sistema imunológico.
Chás branco, verde, de cavalinha, dente-de-leão, boldo, gengibre, canela e hortelã também dão uma forcinha extra. Use folhas naturais e tome, ao menos, quatro xícaras ao dia. E lembre-se: nunca deixe a água de lado. Hidratar-se depois da festança auxilia na desintoxicação, repõe o líquido eliminado pelo suor e até evita a retenção de líquidos que o álcool pode causar.
Fonte: Corpo a Corpo