1º Festival do Café celebra tradição e turismo em Marília neste sábado

A Prefeitura de Marília realiza neste sábado (1º), das 10h às 18h, o 1º Festival do Café de Marília, na Fazenda Cascata, localizada na avenida Cascata, 201-495, Jardim Maria Izabel, zona Sul da cidade. O evento, com entrada gratuita e doação voluntária de 1 kg de alimento para o Fundo Social de Solidariedade, celebra o centenário da Fazenda Cascata e marca a inserção do município no programa estadual Rotas do Café.
Promovido pela Secretaria Municipal do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, o festival reunirá produtores de café, baristas, artesãos e músicos. A programação inclui praça de alimentação com food trucks, exposição de tratores e fotos, brinquedos infláveis, palestras e demonstrações sobre o universo do café.
Segundo o secretário municipal do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Vitor Gazola, o evento valoriza a cultura cafeeira e o turismo local. “O Festival valoriza a cadeia produtiva do café, fomenta o turismo e o lazer, difunde conhecimento, história e cultura, além de fortalecer a identidade e o desenvolvimento regional”, afirmou.

O prefeito Vinicius Camarinha (PSDB) destacou que o festival integra uma estratégia de desenvolvimento econômico e turístico. “Esse festival pode virar um grande evento, uma feira do café, e a Prefeitura estará sempre junto dessa iniciativa. Estamos em um momento de reconstrução e o turismo da cidade vai prosperar. A cada R$ 1 investido em turismo, a cidade recebe R$ 4 de volta”, disse.
O presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Ivan Evangelista Junior, ressaltou que o evento representa “uma nova demanda da sociedade”. Já o presidente do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Marília (Sinhores), Sinval Gruppo, afirmou que o turismo local vive uma “era de ouro”. “Marília tem café tão bom quanto o restante do Brasil. O prefeito Vinicius Camarinha acredita no turismo, e o secretário Vitor Gazola veste a camisa de verdade do turismo”, declarou.
O festival conta com apoio do Comtur, Sinhores, Apta Regional de Marília, Ciesp, Sebrae, Fatec Marília, Adipa, Secretaria Municipal da Cultura e Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
