Sabores do Mundo tem prato de Bangladesh
Iniciativa humanitária da administração do prefeito Daniel Alonso (sem partido), o Núcleo de Apoio Humanitário da Secretaria Municipal de Direitos Humanos da Prefeitura Municipal de Marília esteve em destaque durante a 10ª edição do Programa Sabores do Mundo.
O convidado para o programa – gravado no dia 21 de março no campus da Universidade de Marília (Unimar) – foi o imigrante de Bangaldesh, Hassan Khan, chef de cozinha que há três anos vive na Cidade Símbolo de Amor e Liberdade.
A secretária municipal de Direitos Humanos, Wânia Lombardi, participou da edição e destacou os serviços oferecidos pelo Núcleo de Apoio Humanitário da Secretaria Municipal de Direitos Humanos, como apoio psicológico, aulas de idioma de acolhimento (português) e toda orientação para regularização de documentos e de naturalização.
“Os cursos de Nutrição, Gastronomia e a Nipex/DRI da Universidade de Marília, bem como o Núcleo de Apoio Humanitário da Secretaria Municipal de Direitos Humanos, estão de parabéns pela iniciativa de promover e propagar diferentes culturas através da culinária. Realmente foi um prazer participar da gravação do programa, provar esse prato tão saboroso e surpreendente. É uma parceria de sucesso que queremos ampliar”, comentou a secretária Wânia Lombardi.
Nascido em Bangladesh, país situado na Ásia meridional cuja capital é Dacca, Hassan Khan, que há três anos vive em Marília, preparou o prato chicken biryane, que é um arroz tradicional daquele país elaborado com diversas especiarias e frango. O prato é tradicionalmente servido em festa religiosa realizada após o jejum. A sobremesa servida foi de shewa, uma mistura de leite, leite condensado e um preparado flocado também muito consumido em Bangladesh.
A edição do programa contou ainda com as participações da doutoranda Catharina Martinez, advogada Amanda Alonso (que na oportunidade representou o médico e vereador Sérgio Antônio Nechar – PSB), coordenadora da Unimar Daniele Serva, a tutora do curso de Pedagogia Júlia Romão e o assessor de Relações Internacionais da Unimar, Juan Orellana. Participaram a coordenadora do Nipex/DRI, da Unimar, Walkíria Ferrer, coordenadora do curso de Nutrição Mara Marconato, coordenador do curso de Gastronomia, Tiago Leandro, assessores Adilson Prates e Carolina Leme, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos, e Juliana Carmello, do Núcleo de Apoio Humanitário da Secretaria Municipal de Direitos Humanos.
A Secretaria Municipal de Direitos Humanos fica na rua José de Anchieta, 95. Atendimento é das 7h30 às 17h e o telefone para mais informações sobre a política de acolhimento de imigrantes adotada pelo governo municipal de Daniel Alonso é o (14) 3402-4411.