TV local recebeu quase R$ 24 mil por mês da Prefeitura
Recentemente a Prefeitura disponibilizou no Portal da Transparência a relação de todas empresas que recebem verbas destinadas a serviços publicitários desde 2012.
Um dos valores que chama a atenção é o recebido pela TV Marília (canal a cabo local).
No ano passado os diretores do veículo de comunicação receberam da Prefeitura, em média, R$ 24 mil por mês. Foram quase R$ 287 mil recebidos oficialmente em 2015.
A TV Marília recebeu, por exemplo, R$ 67 mil a mais do que a TV Tem (afiliada da Rede Globo com poder de difusão muito maior) em 2015.
A média mensal do canal local só é superada pelo trio jornal Diário de Marília e rádios Diário FM e Dirceu AM. Pertencentes ao mesmo grupo, as empresas receberam em média pouco mais de R$ 25 mil por mês em 2015.
Vale lembrar que os gastos são todos legais. Na lista divulgada, além do nome da empresa, consta ainda o número da nota fiscal, a data da emissão, o tema da propaganda, o período de veiculação e o valor pago.
Evolução dos gastos
No ano de 2013, a Prefeitura gastou R$ 1 milhão em publicidade; em 2014 R$ 1,9 milhão; no ano de 2015 o valor gasto foi de R$ 2,1 milhões; e neste ano já foram gastos R$ 712 mil.
Se os gastos continuarem nesta média, em 2016 as despesas com publicidade serão de R$ 3,1 milhões. Vale lembrar que se trata de ano eleitoral.
Para ter uma ideia do aumento crescente dos gastos com publicidade, de 2013 para 2014, as despesas cresceram 86,02%. Este valor quase dobrou em relação ao ano anterior, sendo que a inflação no período foi de 5,91%.
Em 2015, essas despesas aumentaram 7,62% quando a inflação foi de 6,41%. Em 2016, se as despesas com publicidade seguirem a média do ano até agora, os gastos mais que dobrarão nos três anos. Nesse caso, as despesas serão de 129,40% a mais.
Veja os gastos
Para ter acesso à relação das empresas, acesse o PORTAL DA TRANSPARÊNCIA DA PREFEITURA, clique em “Gastos com publicidade” e escolha o ano da despesa.