Pacientes madrugam em fila para passar por médico
Pacientes precisam madrugar na fila para conseguir atendimento médico na unidade básica de saúde do bairro Alto Cafezal, região central de Marília.
De acordo com os usuários do SUS, apenas dez pessoas são atendidas por período e especialidade.
A reportagem do Marília Notícia apurou que há um ano os atendimentos aconteciam com data agendada, mas por causa da mudança interna de regras, os pacientes são atendidos por ordem de chegada.
O problema é que nem todos conseguem passar pela consulta, já que os médicos atendem por dia apenas dez pacientes.
Um exemplo é a aposentada Maria Aparecida Toloto. Ela contou que vai ao posto de saúde de duas a três vezes por mês.
Sua comadre e vizinha são acamadas e como não há carro para o transporte, ela e o marido é quem levam as idosas até a unidade de saúde.
“Para garantir o atendimento vou para a UBS às seis da manhã, fico no carro com minha comadre e vizinha, enquanto meu marido fica guardando lugar na fila”, disse Maria Toloto.
Mas isso não é garantia de atendimento. A aposentada disse que há dias fica revoltada porque mesmo chegando cedo, a fila já está cheia e eles voltam para casa sem passar pelo clínico geral.
Muitos dos marilienses inclusive enfrentaram chuva e frio no local por diversas vezes.
Atualmente a UBS tem dois médicos, um por período, e um ginecologista para toda a região central.
O mesmo acontece com autônoma Maria de Fátima de Souza Moreira. Ela vai ao posto de saúde pelo menos duas vezes por ano para fazer exames de rotina e sangue.
Em dezembro do ano passado chegou ao local por volta das seis e meia da manhã, ficou na fila por duas horas e recebeu a informação que a médica já havia realizado os atendimentos do dia. Era preciso que voltasse à tarde ou no outro dia.
Na unidade do Alto Cafezal os atendimentos são realizados no período da manhã e tarde. Além disso, há um ginecologista que atende todos os dias de manhã.
A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Saúde de Marília pedindo um posicionamento sobre o assunto, mas até o final desta matéria não obteve retorno.