Marília

Seminário de Fruticultura é realizado em Marília

Evento realizado em Marília (Foto: Wilson Ruiz/Divulgação)

Marília sediou nesta sexta-feira (15) o 2º Seminário de Fruticultura do Centro Oeste Paulista.

O evento contou com a parceria de diversas instituições de pesquisa, extensão, sindicatos, Prefeitura Municipal, Governo do Estado, Sebrae e Federação da Agricultura do Estado de São Paulo.

Para Adriana Novais Martins, pesquisadora da Apta (Agência Paulista de Tecnologia do Agronegócio) da Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo, o seminário foi muito importante para se debater o potencial de produção de frutas de qualidade no Oeste Paulista.

“ Trata-se de um tema de destaque no agronegócio envolvendo  rentabilidade econômica, segurança alimentar e equilíbrio ambiental. A fruticultura é importante tanto para o agricultor familiar como para a produção de maior escala. No Oeste Paulista, há condições favoráveis para uma produção dinâmica por causa do solo e clima. Além disso, o mercado é amplo para negociação. É uma atividade com total perspectiva mas primeiro o interessado precisa ter conhecimento de técnicas para traçar um planejamento para o mercado local, regional  nacional e até para exportação”, comentou.

Entre os temas discutidos, produtores e profissionais conheceram as tendências atuais do mercado das frutas de mesa no Brasil; as formas de acesso à comercialização, transporte e embalagens na fruticultura, a biotecnologia para uma agricultura de resíduo zero; o manejo sustentável e programa de fruticultura integrada.

Para o secretário municipal da Agricultura, Takao Shintaku, o evento foi um sucesso.“O número de participantes foi excelente. A Prefeitura Municipal deu total apoio para o seminário e vamos continuar incentivando a fruticultura”, afirmou.

A produção de melancia para o mercado nacional é um exemplo do potencial da região. No passado, o maracujá também teve grande cultivo e cresce a cada ano a área plantada de laranja.

“Nosso solo, nossos produtores rurais e o baixo custo produtivo tornam o plantio de frutas uma alternativa agrícola viável e indicada, a começar pela agricultura familiar”, declarou o presidente do Sindicato Rural de Marília, Fernando Botelho Villela Neto.

O diretor regional da CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), o engenheiro agrônomo Claudio Funai, deu exemplo de outras frutas que podem ter grande produção no Oeste Paulista como goiaba, banana, uva e caqui. “ É só traçar um planejamento. A Secretaria da Agricultura do Estado dará total apoio”, afirmou.

O gerente regional do Ceasa de Marília, Odracir Capponi disse que o seminário visa a capacitação para a região ser forte na produção de frutas, visando antes de mais nada abastecer a população regional. “A união de forças visa profissionalizar o empreendimento. Atualmente, as frutas consumidas aqui são produzidas em outras regiões do país, aumentando o preço final para o consumidor”, destacou.

O vice-presidente da Fetaesp (Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Estado de São Paulo), o mariliense Elias David de Souza, destacou ser muito positiva a expectativa de ampliação da fruticultura na nossa região. “Estamos apoiando plenamente. Abre-se mais um segmento para o homem do campo”, afirmou.

Evento realizado em Marília (Foto: Wilson Ruiz/Divulgação)

Marília Notícia

Recent Posts

HBU realiza troca inédita de válvula do coração sem cirurgia em Marília

Técnica reduz riscos e tempo de internação, segundo médicos (Foto: Divulgação) O Hospital Beneficente Unimar…

17 horas ago

Instituto Prospera forma alunos de cursos gratuitos e reforça capacitação em Pompeia

Projeto do Fundo Social oferece capacitação gratuita em áreas como costura e serviços (Foto: Divulgação)…

17 horas ago

Tupã intensifica limpeza de bocas de lobo para prevenir alagamentos

Limpeza da rede de drenagem é ampliada para reduzir riscos de enchentes (Foto: Divulgação) A…

17 horas ago

Tribunal de Contas atribui conceito B+ à gestão de tecnologia da Prefeitura de Tupã

Ferramenta mede efetividade da tecnologia da informação nos municípios (Foto: Divulgação) O município de Tupã…

17 horas ago

SUS bate recorde e realiza 14,7 milhões de cirurgias eletivas em 2025

Ministério da Saúde aponta impacto do programa Agora Tem Especialistas (Foto: Agência Brasil) O Sistema…

17 horas ago

STF decide que caixa dois pode ser punido como improbidade administrativa

Decisão foi tomada em julgamento virtual do plenário (Foto: Agência Brasil) Por unanimidade, o Supremo…

17 horas ago

This website uses cookies.