Saúde do Estado confirma primeiro óbito por dengue em Pompeia
A Secretaria de Estado da Saúde confirmou nesta semana a primeira morte por dengue neste ano em Pompeia. O registro eleva para 40 o número de óbitos pela doença no centro-oeste paulista desde o início de 2024.
Detalhes sobre a vítima não foram divulgados pelas autoridades. Até o momento, Pompeia contabiliza 171 casos confirmados de dengue e outros 178 estão em investigação. O bairro Jardim Primavera é o mais afetado, com 25 casos, seguido pelo Flândria, com 18.
O Estado de São Paulo ultrapassou os 500 mil casos confirmados de dengue em 2024, segundo a SES. O número de mortes chega passa de 260, sendo 40 delas no centro-oeste paulista.
Outras 12 cidades da região também registraram mortes por dengue este ano: Pederneiras (7), Marília (8), Bariri (6), Botucatu (4), Boracéia (3), Lençóis Paulista (3), Bauru (2), Jaú (2), Pongaí (1), Cândido Mota (1), Herculândia (1) e Tarumã (1).
As autoridades em Saúde alertam para a importância da prevenção contra a dengue, que inclui eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti como água parada em recipientes, pneus e entulhos.
A população também deve usar repelente contra mosquitos e manter as casas com telas nas janelas e portas. Em caso de sintomas como febre alta, dor de cabeça, dores musculares e articulares, o paciente deve procurar atendimento médico imediatamente.