Prefeito Daniel Alonso e primeira-dama prestigiam 21ª Japan Fest em Marília
“O Japan Fest está se tornando a principal festa da cidade de Marília, principalmente por todos os valores que a comunidade japonesa transferiu para nossa população”, declarou na última sexta-feira (26) o prefeito Daniel Alonso (PL), que, ao lado da primeira-dama dona Selma Regina Mazuqueli Alonso, prestigiou a 21ª edição do evento, organizando anualmente na sede campestre do Nikkey.
Antes de acompanhar e discursar na inauguração da 37ª Exposição de Ikebana, a arte milenar japonesa que reúne elementos essenciais da natureza, o chefe do Poder Executivo e a presidente do Fundo Social de Solidariedade percorreram as barracas cumprimentando os voluntários da festa.
“Sempre é bom estar no Japan Fest e fico muito grato ao lembrar de um fato, até curioso: nos oito anos do nosso mandato jamais houve chuva nos dias deste importante evento cultural, gastronômico e social de nosso município. Ou seja, nos oito anos de nossa gestão os dias de Japan Fest foram muito bem aproveitados pelo público de Marília e região”, considerou Daniel Alonso.
Tanto na abertura oficial, promovida na quinta-feira (25), quando Daniel esteve representado pelo chefe de gabinete, Levi Gomes de Oliveira, quanto na abertura da 37ª Exposição de Ikebana, a comissão organizadora do Japan Fest declarou o quanto a Prefeitura, através da administração Daniel Alonso e seus secretários municipais, foi imprescindível para a realização do evento.
O vereador Elio Ajeka (PP), membro da comunidade japonesa de Marília, também enalteceu a cooperação, colaboração e os esforços de Daniel Alonso para que a programação do Japan Fest pudesse acontecer. Até este domingo (28), milhares de pessoas passaram pela sede campestre do Nikkey.
Durante a abertura da exposição de ikebana, Daniel Alonso ressaltou a essencialidade do talento e dos ensinamentos da mestre em ikebana, senhora Maysa Komatsu, uma verdadeira referência nacional e internacional nesta arte milenar.
Ao lado de dona Regina, o prefeito posou para várias fotos e registros de vídeos com a dedicada Maysa Komatsu, que é muito admirada e respeitada por suas alunas e por toda a comunidade japonesa do Brasil.
“Ao longo do ano essa parceria entre Prefeitura e Nikkey Clube tem feito a diferença em nossa sociedade, e isto tem ganhado o reconhecimento e prestígio inclusive das autoridades japonesas, que sempre se fazem presentes em Marília. A começar pelo cônsul do Japão no Brasil, e das nossas cidades-irmãs Higashi-Hiroshima e Izumisano. Por isso, considero o Japan Fest um evento precioso. E aqui, na exposição de ikebana, da arte milenar, quando entramos, sentimos que realmente nossa alma se alegra”, declarou o chefe do Poder Executivo em entrevista coletiva no evento.
Resumidamente, o prefeito sintetizou dois grandes feitos de Marília junto a comunidade japonesa nos oito anos de seus dois mandatos à frente do Poder Executivo: a histórica visita oficial da Princesa Mako, da família imperial do Japão e que tornou-se manchete na imprensa mundial e o tratado de irmandade entre Marília e a cidade japonesa de Izumisano, na província de Osaka.
Marília, inclusive, está recebendo a visita de autoridades da cidade-irmã de Izumisano pelos dias da Japan Fest. “Raríssimas cidades no Brasil têm tratado de amizade com cidades do Japão e nós, em Marília, temos duas irmãs no Japão: Higashi-Hiroshima e Izumisano. Não podemos esquecer que o Japan Fest é também um momento de solidariedade, com arrecadações de alimentos para as famílias carentes que são atendidas pelo Fundo Social de Solidariedade e, por isso, a minha esposa, a primeira-dama Dona Regina, fez questão de estar aqui para agradecer toda esta ajuda”, finalizou.