Mortes no trânsito caem nas rodovias, mas crescem no perímetro urbano
As mortes no trânsito em Marília tiveram uma redução de 11,76% em 2024, com 30 óbitos registrados ao longo do ano, contra 34 em 2023. Os dados, divulgados pelo portal Infosiga, do Detran, incluem as ocorrências registradas em dezembro de 2024 e encerram o levantamento anual. A queda nos índices foi acompanhada de mudanças significativas na distribuição dos acidentes fatais entre os meses e os locais onde ocorreram.
Em 2023, foram registradas mortes em todos os meses do ano, totalizando 34 óbitos. Foi um em janeiro, dois em fevereiro, dois em março, quatro em abril, dois em maio, dois em junho, dois em julho, quatro em agosto, cinco em setembro, quatro em outubro, dois em novembro e quatro em dezembro.
Já em 2024, o mês de setembro não registrou nenhum óbito. Os números apontaram mortes em janeiro (duas), fevereiro (quatro), março (quatro), abril (duas), maio (duas), junho (quatro), julho (duas), agosto (uma), outubro (três), novembro (quatro) e dezembro (duas).
A análise dos locais dos acidentes mostra uma redução expressiva de óbitos nas rodovias estaduais e federais que cortam Marília. Por outro lado, houve um aumento nas mortes dentro do perímetro urbano.
Em 2023, foram registradas 12 vidas perdidas na Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294), seis na Dona Leonor Mendes de Barros e Rachid Rayes (SP-333), quatro na Transbrasiliana (BR-153), duas nas estradas vicinais Danilo Gonzáles e Américo José de Oliveira e outras 10 na área urbana da cidade.
Em 2024, os óbitos caíram para 11 na SP-294, cinco na SP-333, dois na estrada vicinal Danilo Gonzáles e apenas um na BR-153. Entretanto, as mortes dentro da cidade subiram para 11.
Os dados apontaram para avanços em termos de segurança nas rodovias, mas indicaram um desafio crescente no trânsito urbano de Marília.
No município, os acidentes fatais em 2023 ocorreram em locais como a avenida José da Silva Nogueira Junior, rua Coronel José Brás, avenida Sanches Cibantos, rua Pernambuco, avenida Pedro de Toledo, avenida José Carlos Sanches Cibantos e até mesmo dentro do estacionamento de um supermercado na avenida Santo Antônio, além de outros dois locais não especificados.
No ano passado, as ocorrências urbanas se concentraram na rua João Florêncio de Carvalho, avenida João Ramalho, rua Vitório Salviano Rodrigues, avenida Sampaio Vidal, rua Mariápolis, rua América, avenida João Martins Coelho, avenida República e outros três locais não discriminados.